Atendendo um pedido do Ministério Público de Sena Madureira, que recebeu denúncia de que pessoas estariam nas cabeceiras de rios do Parque Estadual do Chandless, no Município de Manuel Urbano, fazendo tráfico de drogas e retirada de madeira, o Pelotão Ambienta da Polícia Militar de deslocou até o local.
A operação, denominada “Missão Chandless I”, foi realizada com sucesso. Durante vários dias, os policiais militares percorreram grande parte do parque ambiental, enfrentando dificuldades, especialmente com as cheias dos rios e igarapés.
Segundo a denúncia, o Parque dos Chandes, cuja administração é compartilhada com a comunidade, tinha rota do tráfico internacional de drogas, e domínio de empresários peruanos, que estavam retirando madeira e amaçando os extrativistas.
Ao Ministério Público, chegou o conhecimento da existência de garimpeiros, que estariam buscando ouro e diamantes nas cabeceiras dos rios da região.
Vídeos da operação mostram os policiais militares em ação numa fiscalização em todo o parque, especialmente ouvindo os habitantes da região. De acordo com o Major Albuquerque, do Pelotão Ambiental, foram encontrados apenas vestígios de acampamentos e um projétil, provavelmente de fuzil disparado. “Desta feita nada de anormal foi constatado, especialmente a presença de criminosos na região. Estamos voltando e vamos comunicar ao Ministério público o sucesso da operação”, complementou o oficial.