Categories: Blog do Crica Notícias Política

A lista vai encolher

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

COMEÇOU a encolher o número de candidatos ao Senado. A deputada federal Vanda Milani ainda não falou oficialmente, mas ela dá sinais de que pode abandonar a ideia de disputar a única vaga de senador. Se sair a configuração com o outro candidato, o deputado federal Alan Rick (União Brasil) de vice da chapa do governador Gladson Cameli, será outra baixa. Ficariam as candidaturas da Márcia Bittar (PL), Jéssica Sales (MDB); o PT, possivelmente, com o Jorge Viana; e o advogado Sanderson Moura (PSOL). 


A grande expectativa nesta lista fica por conta da senadora Mailza Gomes (PP), se ela vai manter ou não a sua candidatura na busca de um novo mandato. Ela tem dado o silêncio sobre as especulações sobre o seu destino. O resto dessa conversa é com o eleitor. Estará na disputa uma única vaga.


UNIÃO BRASIL


O EX-PREFEITO de Senador Guiomard, James Gomes, deverá buscar uma vaga de deputado estadual pelo União Brasil. Vem com o apoio da prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, sua irmã.


CONTAS ERRADAS


TEM CANDIDATO a deputado federal fazendo contas erradas, como se ainda existisse a coligação proporcional. Nenhum deles, para início de conversa, pode tirar menos de 11.400 mil votos (se o coeficiente for 57 mil votos).


COMPLETAMENTE ABERTA


CONVERSO com lideranças políticas lúcidas da situação e da oposição, e de todas escuto que a eleição para governador e senador está aberta. Enfatizam que a unidade partidária que aconteceu em 2018, espatifou.


NADA PACÍFICO


BOA fonte petista, sobre nota da coluna dando o deputado Jenilson Leite (PSB), como o candidato ao governo apoiado pelo PT, contestou e disse não ser essa aliança pacífica no partido, por conta da posição do PSB na disputa pela PMRB, que execrou o PT da aliança.


NÃO FOI DECISÃO MINHA


PERGUNTEI ao deputado Jenilson Leite (PSB), sem citar a fonte, sobre essa situação. Não nega que sentiu isso em alguns setores do PT, que querem Jorge Viana disputando o governo, mas ressalvou que a decisão do PSB de deixar o PT fora do palanque na última eleição municipal, foi uma posição política da então candidata Socorro Nery.


DEPENDE DO APOIO


ARTICULADOR político, que conhece de perto os humores do ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS), disse ontem que a sua candidatura ao governo vai depender do apoio nacional que receber para a campanha. “Se for o que ele espera, não duvido que o Ney possa disputar o governo. Se não ganhar, mas tiver boa votação na capital, seria paparicado num segundo turno, e se cacifar para disputar a prefeitura”, previu a fonte ao BLOG.


O BURACO É BEM MENOR


UM EXPERIENTE dirigente partidário disse ontem que vai ser grande a legião dos candidatos enganados, aos quais estão sendo prometidos 500, 600 mil e até 1 milhão de reais para se filiarem. Depois que passar o dia 2 de abril, não terão mais como voltar atrás e só restará chorar, pontuou. Deu o seguinte conselho: “Peguem adiantado, ou vão se arrepender”. Também faço a mesma previsão para a novela. Conheço bem os atores envolvidos.


TEM MUITA GENTE ESPERTA


TAMBÉM tem muito candidato fazendo o jogo do quem dá mais. Alguns andam prometendo filiações em vários partidos. Alguém será enganado nesta história.


OBSERVAÇÃO DE UM POLÍTICO


UM POLÍTICO da base do governo, com o qual conversei ontem em um supermercado, fez a seguinte observação: “Estou preocupado com essas greves, são categorias que podem bem decidir uma eleição”. É uma verdade.

VIVENDO A DURA REALIDADE


COM a baixa da pandemia da COVID, no estado, quando o governador Gladson granjeou simpatia do povo ao se opor aos negacionistas da ciência, e minorar com ações a gravidade mortal do vírus; ele vive agora, fora dessa bolha, a dura realidade de governar um estado pobre, e com reivindicações salariais pipocando em quase todos os setores do funcionalismo, e sem ter em alguns casos, como atender. Esse cenário negativo explodiu justamente em pleno ano eleitoral, em meio a categorias numerosas.


CANDIDATURA DEFINIDA


A DEPUTADA FEDERAL Vanda Milani falou ontem ao BLOG ser o seu filho e não ela, quem vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Não deve disputar o Senado.


MUDOU TODOS OS PLANOS


COM a troca da direção nacional do PROS, o pacote financeiro prometido do Fundo Eleitoral ficou abaixo do que estava acertado com a direção anterior; e isso impactou na sua candidatura ao Senado. A Vanda não anunciou, mas a sua desistência de disputar o Senado é dada como certa.


JOGO DE ADIVINHAÇÃO


O UNIÃO BRASIL, presidido pelo senador Márcio Bittar, dava ontem como certa a filiação do candidato a deputado federal, Israel Milani. O mesmo aconteceu com o PP do governador Gladson. E, o Israel, calado. Mas, o seu silêncio só pode durar até o dia 2 de abril, data limite para novas filiações para concorrer nesta eleição.


MONTADO NA ESTRUTURA


O EX-PREFEITO de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, deve ter uma estrutura financeira forte para a campanha, ou não estaria fechando acordos de apoio com lideranças importantes, para a candidatura da mulher Keiliane Cordeiro a deputada federal, pelo REPUBLICANOS.


NORMANDO SALES NA LISTA


OLHANDO ontem uma lista de candidatos a deputado federal vi o nome do secretário do meio-ambiente da PMRB, Normando Sales. Estamos perto de confirmar. Resta saber se teria o apoio do prefeito Bocalom.


COISAS DO ARCO DA VELHA


ATÉ as convenções partidárias podem aparecer situações, que podem mudar toda a configuração do quadro partidário. Não apostem, pois, num quadro definido de candidaturas no campo majoritário. A política é dinâmica.


CONTAS DO BITTAR


NAS contas do senador Márcio Bittar estão o União Brasil e o REPUBLICANOS, partidos sob a sua influência, eleger cada dois deputados federais e dois deputados estaduais.


SEM ACORDO


O PSOL vai ter candidato a governador e senador do partido. Foi o que garantiu em nota ao BLOG, a direção partidária, que tem o aval da nacional. Para o Governo irá de professor Nilson Euclides; e para o Senado, com o advogado Sanderson Moura.


NOVOS NOMES OXIGENAM


A POLÍTICA precisa ser oxigenada com novos nomes, e é neste contexto que é salutar o PSOL ter dois candidatos majoritários qualificados, como o Nilson e o Sanderson.


FRASE MARCANTE


“Guarda-te da ocasião e Deus te guardará do pecado”.  Benjamin Franklin.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024