Menu

Rio Acre registra redução de nível em Rio Branco, mas volta a se elevar no Alto Acre

Rio Acre - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na capital acreana, o Rio Acre registrou uma redução de 24 centímetros em seu nível nas últimas 24 horas. Depois de ter alcançado 13,26 às 6h deste sábado (19), amanheceu neste domingo (20) com 13,02 metros – 48 centímetros abaixo da cota de alerta, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco (COMDEC).


Ainda no sábado, a COMDEC previu que a cota de transbordamento, que é de 14 metros, devesse ser atingida até esta segunda-feira (21), submetendo a capital a uma nova enchente nesta reta final do mês de março, mas não é isso o que deverá acontecer, pelo menos dentro do prazo previsto pela Defesa Civil Municipal. No entanto, os dados da Agência Nacional de Águas (ANA) indicam que no curso da semana isso se confirmará.

Publicidade

Durante a manhã deste domingo, o nível do rio em Rio Branco continua baixando, segundo os dados da plataforma da ANA, e estava na casa dos 12,70 por volta das 10 horas. No entanto, em Assis Brasil, o manancial registrou elevação considerável de nível nas últimas horas, saindo da casa dos 3 metros para 7,83 metros até a última atualização.


Em Brasiléia, o rio subiu da casa dos 4 metros para 5,62 às 10h15 desta manhã. Em Xapuri, onde segue chovendo, a plataforma da ANA não emitiu dados referentes ao nível do rio durante a manhã deste domingo. Na atualização anterior, o nível era de 7,67 metros e em ascensão.


Chuvas

Os dados da Agência Nacional de Águas indicam índice de chuva consideráveis nos municípios da regional do Alto Acre.


Xapuri tem 39,8 mm nas últimas 24 horas, 64,2 mm na semana, 233,4 mm no mês e 1.876,34 mm no ano.


Em Brasiléia, esses dados são: 42,6 mm (dia); 97,6 mm (semana); 205 mm (mês) e 1.513 mm (ano).


Assis Brasil registra 99,6 mm (dia); 111,6 mm (semana); 266,8 mm (mês) e 1.445,2 mm (ano).


O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), previu precipitações elevadas para os 14 dias seguintes, com episódios de chuvas mais intensas entre os dias 19 e 21 de março. Esse acumulado representa chuvas significativamente acima da média para o período.


Em Rio Branco, segundo a previsão, a tendência é de que o nível do rio Acre se eleve novamente e ultrapasse a cota de inundação de 14 metros ao longo da próxima semana caso sejam concretizadas as chuvas previstas para os próximos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido