Menu

Gladson recebe de Lovisaro projeto que cria fundo para órfãos do feminicídio no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale

Em solenidade realizada no Palácio Rio Branco, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), Danilo Lovisaro, receberam nesta quinta-feira, 17, o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto e conselheiros do Conselho Nacional do MP.

Anúncio

Na ocasião, o chefe do executivo acreano recebeu dois projetos voltados para a defesa da mulher. Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), Danilo Lovisaro, destacou que no Mês da Mulher, o órgão tem se mostrado preocupado com o número de feminicídio ocorrido nos últimos anos. Segundo Lovisaro, de 2018 a 2020, foram registradas 37 vítimas fatais. “Isso gerou 42 órfãos vítimas de feminicídio”, resultou.

Em relação aos crimes contra a mulher, Danilo apresentou o primeiro projeto que diz respeito a criação de fundo de amparo para crianças que tenham ficado órfãs após as mães serem vítimas de feminicídio. “Trouxemos o benefício. Estas crianças são vítimas das vítimas e precisam de um serviço continuado que as ampare. Esse é o mês da mulher e trouxemos uma grande pauta para o Acre e o Brasil”, ressaltou.

Outro projeto abordado no encontro é a propositura do Dia do ‘Parto Humanizado’ – que é o conjunto de procedimentos que buscam adequar o processo de parto dentro de um olhar menos hospitalar, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão que, segundo seus defensores, seria mais humana e acolhedora, por oposição ao modelo tradicional, seja natural ou via cesariana.

Sensível aos projetos propostos pelo procurador-geral de justiça, o governador Gladson Cameli se mostrou favorável e pediu celeridade na aprovação ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior. *Quero aproveitar a oportunidade na presença do Nicolau e do chefe da Casa Civil, Rômulo Grandidier, para que possamos colocar em prática esses projetos. Esse é um desafio que estou me propondo em apoiar essas mães, tanto na capital como no interior”, declarou.

A procuradora de justiça Patrícia Rêgo também pediu a aprovação do projeto ainda neste mês de março e defendeu que as crianças órfãs precisam ser protegidas. “Via de regra são pessoas vulneráveis, são crianças. A mãe foi assassinada, o pai na maioria das vezes está preso e estas crianças abandonadas. Este momento é muito simbólico e muito importante. Pedimos que seja colocado em pauta. Nós enquanto estado falhamos em proteger estas mulheres e não podemos falhar com as crianças”, justificou.

O corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque, se mostrou favorável ao projeto em defesa da mulher. “Nosso centro de atendimento à vítima. Quero fazer meu agradecimento pelo trabalho em nome da defensora Simone. Realizamos realmente um trabalho voltado a população acreana”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (Progressistas), disse na solenidade que o parlamento tem uma relação muito boa com o Ministério Público e garantiu apoio para aprovação dos projetos. “Tenha certeza que o acreano tem orgulho do sucesso adquirido fora do Estado. Estou à disposição das propostas em prol da população para o progresso”, explicou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.