Categories: Juruá Notícias

Governo e Prefeitura de Mâncio Lima vão executar ações de controle dos crimes ambientais

Por
Assessoria

A secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas – SEMAPI – e a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Mâncio Lima reuniram nesta segunda-feira, 14, técnicos e gestores de diversos órgãos, no auditório do Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas, para elaboração de planejamento estratégico para prevenção e controle do desmatamento, queimadas e incêndios florestais no município.


O encontro contou com a participação de gestores e técnicos do IMAC, SEMAPI, DEPASA, SEPA, SEMATUR. Na pauta, avanços, números e as ações no plano estadual elaborado em 2018 com vigência até 2030, identificando as necessidades de cada município.


O objetivo do evento é garantir reduções efetivas e duradouras nas taxas de desmatamento e a consolidação de alternativas ao uso do fogo e indicar ações de prevenção, controle e combate aos desmatamentos e incêndios florestais, de forma a consolidar uma estratégia regional, estadual e municipal integradas que possibilite a redução do desmatamento e das queimadas.



Ao final da oficina será feito um diagnóstico do município identificando as causas indutoras do desmatamento e dos incêndios florestais, estabelecendo o nível de criticidade e indicando as áreas prioritárias para implementação de ações de prevenção e controle do desmatamento e dos incêndios florestais.


Será estabelecida uma estratégia de gestão territorial integrada para a redução do desmatamento e queimadas no município (parcerias) e indicar e fortalecer políticas públicas municipais de controle e combate do desmatamento e queimadas.



Cenário


Entre os estados que compõem a região Norte, o Pará apresentou o maior percentual de focos de queimadas com 35,8 %, seguido do Mato Grosso com 20,7 % e do Amazonas (17,3 %). O estado do Acre apresentou 9.053 focos, no período, representando 9,7 % dos focos de queimadas acumulados na Amazônia Legal.



Os municípios acreanos com maior número acumulado de focos no período de janeiro a outubro de 2020 foram: Feijó (1.552 F), Sena Madureira (1.086 F), Tarauacá (1014 F), Xapuri (735 F) e Rio Branco (714 F).


Share
Por
Assessoria

Últimas Notícias

  • Acre

Homem é agredido a pauladas em “disciplina” de faccionados

Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…

25/11/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024