Menu

58% das acreanas se queixam de desigualdade de direitos em relação aos homens

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudo feito pelo portal Trocando Fraldas com mais de 7.500 mulheres entre 17 e 24 de janeiro de 2022 mostra que no Mês Internacional da Mulher revela que 58% das acreanas acreditam ter desigualdade de direitos em comparação com os homens. Essa taxa se equipara com a de São Paulo e é maior que a de 10 Estados.

Em março, a data do dia 18 simboliza a luta das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Anúncio

“Embora as mulheres sigam lutando pela igualdade, o caminho ainda é longo. Conforme demonstra nosso mais recente estudo, 41% das brasileiras ainda acreditam que não existe igualdade de direitos entre mulheres e homens. Já para os homens, 61% acreditam que existe sim, a igualdade de direitos”, diz o portal acerca do panorama nacional.

O Ministério da Saúde constatou que o percentual de mulheres que optaram pela maternidade após os 40 anos, aumentou para 49,5% em 20 anos. Muitas vezes, adiam um pouco o sonho de serem mães para focar na sua carreira profissional. E em alguns casos, se culpam por, supostamente, estar falhando como mães, ou profissionais.

E 42% das brasileiras tiveram ou têm seu planejamento familiar impactado por motivos profissionais. Principalmente as mulheres dos 35 aos 39 anos, com 48% das participantes.

Já entre os homens, esta alteração no planejamento familiar sobe para 47%. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, 50% e 47%, respectivamente, já mudaram seu planejamento familiar.

Em São Paulo e em Santa Catarina, 44% das entrevistadas alteraram o planejamento familiar por motivos profissionais. O Acre é o último no ranking dos Estados onde as mulheres consideram difícil conciliar trabalho com maternidade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.