Menu

MP do Acre descobre que 90% dos presos de pavilhão não tomaram 2ª dose de vacina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante inspeção na última sexta-feira, 25, no presídio Francisco de Oliveira Conde, o Ministério Público do Estado do Acre, descobriu que em apenas uma ala do Pavilhão R, cerca de 90% da população carcerária não foi imunizada com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19

A situação fica ainda mais complicada por se tratar de uma época em que o Acre vive uma terceira onda da pandemia, provocada pela variante Ômicron que tem um poder ainda maior de infecção.

Anúncio

“Na ala A do Pavilhão R, cerca de 90% não tinha tomado a segunda dose. Tem reeducando que tomou a primeira dose em junho do ano passado. O que mais surpreende o Ministério Público é que existem doses sobrando, vencendo, sendo devolvido e a população carcerária ainda não foi imunizada”, destaca o promotor de justiça Tales Tranin

Para resolver o problema, o promotor determinou que o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) faça um minucioso levantamento da quantidade exata de detentos que ainda não foram imunizados e oficio às secretarias de saúde do município e estado para que forneçam as doses necessárias para que o esquema vacinal dos detentos.

Ademais, estudos comprovam que a proteção decorrente da vacina mostra maior eficácia após a aplicação da segunda dose, devendo ser fielmente obedecido o prazo recomendado pelo fabricante, prazo este que não deve ser antecipado ou ultrapassado.

“Recomenda-se a imediata disponibilização de vacina contra COVID-19 (segunda dose), a todos os reeducandos do Pavilhão R que ainda não tenham recebido, inclusive há reeducandos que receberam a primeira dose do imunizante em junho do ano passado”, diz o represente do MPAC em ofício enviado aos órgãos competentes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.