Categories: Destaque 4 Notícias Política

Médicos confirmam a deflagração de greve no estado e movimento pode atingir município

Published by
Saimo Martins

Os médicos se reuniram em assembleia na noite de sexta-feira, 25, e decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado em todo o estado a partir do dia 8 de março. Eles ainda decidiram retomar o movimento de paralisação na rede básica na mesma data caso a prefeitura de Rio Branco não apresente contraproposta.


Segundo a assessoria, as mobilizações fazem parte de um grande ato de união de todas as categorias que devem cruzar os braços no mesmo dia, afetando de forma histórica todas as gestões. O objetivo é mostrar o descontentamento das classes que buscam melhorias há anos.


Guilherme Pulici, presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), explicou que as greves no estado e na capital acreana buscam acordos e o cumprimento de promessas feitas para a categoria que precisa ser valorizada, inclusive pelo trabalho desempenhado durante a pandemia pelo coronavírus (Covid-19), em que servidores estão dando as próprias vidas para salvar os pacientes.


“A deliberação por greve foi coletiva e unânime, não é um desejo da diretoria do Sindicato. Os médicos e os outros servidores da saúde não estão sendo devidamente valorizados mesmo trabalhando na linha de frente para combater a Covid. Muitos morreram e os gestores estão simplesmente ignorando esse fato, então decidiram pela deflagração de uma paralisação por tempo indeterminado”, explicou o representante da classe médica.


O percentual de profissionais que paralisará suas atividades será definido em conjunto com as outras categorias, mas o planejamento é de que seja mantido o serviço de atendimento contra o coronavírus, além das urgências e emergências.


Em junho de 2021, todas as categorias deflagraram um movimento paredista, e o governador Gladson Cameli, à ocasião, a fim de buscar um acordo com os trabalhadores, assinou um documento comprometendo-se a cumprir uma série de reivindicações; entretanto, até o momento, nada foi feito por parte da gestão.


Entre as reivindicações está a realização de concurso público, a reforma do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), o pagamento de adicionais para incentivar as categorias no trabalho de combate ao Covid, além da etapa alimentação e a recomposição da inflação.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Morre o ator gaúcho Paulo César Pereio, aos 83 anos

O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo, 12 de maio, no Rio…

12/05/2024

Morre filho recém-nascido de Nadja Haddad no Dia das Mães: ‘Pior dor’

Antonio, um dos filhos gêmeos de Nadja Haddad, morreu neste domingo (12). A apresentadora anunciou…

12/05/2024

Marechal Thaumaturgo celebra Dia das Mães com almoço e sorteio de diversos brindes

Em alusão ao Dia das Mães, a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria…

12/05/2024

Athletico é letal no ataque, vence Palmeiras e assume liderança no Brasileirão

Em um duelo bastante movimentado na Arena Barueri, o Athletico foi letal no ataque e…

12/05/2024

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica arrematou o primeiro ouro da temporada e mais uma…

12/05/2024

Cantoras compartilham imagens de alagação no Acre como sendo no RS

As cantoras Luísa Sonza, Preta Gil e Juliette divulgaram um vídeo em que pedem a…

12/05/2024