Categories: Destaque 4 Notícias Política

Médicos confirmam a deflagração de greve no estado e movimento pode atingir município

Por
Saimo Martins

Os médicos se reuniram em assembleia na noite de sexta-feira, 25, e decidiram pela deflagração de greve por tempo indeterminado em todo o estado a partir do dia 8 de março. Eles ainda decidiram retomar o movimento de paralisação na rede básica na mesma data caso a prefeitura de Rio Branco não apresente contraproposta.


Segundo a assessoria, as mobilizações fazem parte de um grande ato de união de todas as categorias que devem cruzar os braços no mesmo dia, afetando de forma histórica todas as gestões. O objetivo é mostrar o descontentamento das classes que buscam melhorias há anos.


Guilherme Pulici, presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), explicou que as greves no estado e na capital acreana buscam acordos e o cumprimento de promessas feitas para a categoria que precisa ser valorizada, inclusive pelo trabalho desempenhado durante a pandemia pelo coronavírus (Covid-19), em que servidores estão dando as próprias vidas para salvar os pacientes.


“A deliberação por greve foi coletiva e unânime, não é um desejo da diretoria do Sindicato. Os médicos e os outros servidores da saúde não estão sendo devidamente valorizados mesmo trabalhando na linha de frente para combater a Covid. Muitos morreram e os gestores estão simplesmente ignorando esse fato, então decidiram pela deflagração de uma paralisação por tempo indeterminado”, explicou o representante da classe médica.


O percentual de profissionais que paralisará suas atividades será definido em conjunto com as outras categorias, mas o planejamento é de que seja mantido o serviço de atendimento contra o coronavírus, além das urgências e emergências.


Em junho de 2021, todas as categorias deflagraram um movimento paredista, e o governador Gladson Cameli, à ocasião, a fim de buscar um acordo com os trabalhadores, assinou um documento comprometendo-se a cumprir uma série de reivindicações; entretanto, até o momento, nada foi feito por parte da gestão.


Entre as reivindicações está a realização de concurso público, a reforma do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), o pagamento de adicionais para incentivar as categorias no trabalho de combate ao Covid, além da etapa alimentação e a recomposição da inflação.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Televisão

Famosos com diabetes: 5 celebridades que convivem com a doença

A diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre devido à falta de insulina no organismo…

25/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Polícia apreende arsenal de líder do CV no interior do Amazonas

A polícia apreendeu sete armas, quase 50 munições escondidas em um barraco no meio da…

25/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Em RO, assembleia aprova suspensão de prazos de concursos durante a covid

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou o Projeto de Lei 687/2024, que dispõe sobre…

25/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Inscrições para 383 casas na Cidade do Povo encerram hoje (25)

Termina nesta segunda-feira (25) o prazo para inscrição e atualização de dados no processo seletivo…

25/11/2024
  • Acre

MC Daniel, João Lucas e Marcelo e mais no futebol solidário no Acre

A Arena da Floresta, em Rio Branco, será palco de mais uma edição do futebol…

25/11/2024
  • Televisão

Joelma fica sem graça após cantada de fã que estava na plateia: ‘Pressão é viver longe’

Joelma foi a convidada da vez para participar do programa 'Sabadou com Virginia' do SBT.…

25/11/2024