Apontado como um dos líderes do crime organizado na Baixada da Sobral, região que reúne 28 bairros, Osvanildo da Costa, de 39 anos, preso na quinta-feira (24) por investigadores da Delegacia de Combate a Ações Criminosas Organizadas (DRACO), teve sua prisão preventiva decretada em audiência de custódia ocorrida no final da tarde desta sexta-feira (25) no Fórum Criminal, na Cidade da Justiça.
Osvanildo comandava o crime organizado no Conjunto Cabreúva e adjacências. Além de administrar o tráfico de drogas, ele era o cabeça pensante de outras ações da facção a qual pertence, que briga com outro grupo criminoso pelo poder na região. Depois de ouvir o parecer da juíza plantonista foi encaminhado ao presídio.
O criminoso também costumava a ameaçar ou até mesmo castigar quem ousasse falar alguma coisa a seu respeito, especialmente de sua liderança no crime.
“Os moradores tinham um certo medo dele, e isso dificultava nosso trabalho, já que as pessoas tinham receio de dar informações quando se tratava de sua pessoa”, comentou o delegado Felipe Martins, da DRACO.
Depois de alguns dias investigando os passos do conhecido bandido, na quinta-feira policiais da “DRACO” fizeram um cerco na residência do líder criminoso no Conjunto Cabreúva, onde conseguiram prendê-lo.
Levado para a especializada foi autuado em flagrante por participação em organização criminosa. Na audiência de custódia, teve sua prisão em flagrante confirmada pela juíza de plantão, que também expediu a sua prisão preventiva. Por enquanto, ficará recolhido em um dos presídios da capital.