Conecte-se agora

Longo deve deixar liderança do governo após rebelião da base

Publicado

em

A BASE do governo na ALEAC se tornou uma Torre de Babel, com os seus deputados falando línguas diferentes. 

A recente discussão em torno da obra do aeroporto de Marechal Taumaturgo, que apresentou problemas de buracos após três dias de inauguração, virou um pomo de discórdia entre os governistas. 

O líder da base do governador Gladson Cameli na Assembleia Legislativa, deputado Pedro Longo (PV),  se sentiu desconfortável após relatar que o governo através do DERACRE já estava tomando as providências para corrigir o problema, ao ver o deputado Gerlen Diniz (PP) criticar duramente o que chamou de “criminosa” a suposta má execução dos trabalhos feitos pelo DERACRE e a empresa contratada para a referida obra.

 O BLOG tem informação confiável de que o deputado Pedro Longo (PV) falou para colegas de bancada que pretende entregar o cargo da liderança assim que o governador Gladson Cameli retornar ao estado. Este não foi o primeiro confronto por divergências de ideias entre Pedro Longo e Gerlen Diniz. 

Segundo a fonte do BLOG, Longo vai dizer na sua conversa com o Gladson, que não pode comandar uma base que se junta à oposição para fazer críticas ao próprio governo. 

Pelo visto, o céu entre os governistas não é de Brigadeiro; mas de tempo instável, sujeito a chuvas, Cbs e trovoadas.

FOI SIM UM CONVESCOTE

O DEPUTADO Daniel Zen (PT) tem sim razão quando diz que a ida de uma comitiva de deputados do PP e do governador à Brasília para conseguir recursos para a BR-364, foi na verdade um convescote político que não redundou em recursos significativos para reparos na estrada, em vias de ser fechada no pico do inverno.

EXCELENTE DEPUTADO

O ZEN é uma das gratas revelações de novos quadros da política. Cumpre um mandato excelente na Assembleia Legislativa, o que lhe dá o cacife de buscar a reeleição.

A PAUTA ERA O PP

NA VERDADE, a pauta principal da ida da comitiva não tinha como pauta prioritária a BR-364, mas destravar o debate sobre a candidatura ao Senado dentro do PP.

NÃO É AMADOR

O SENADOR Márcio Bittar (União Brasil) não é nenhum amador em política, e já sabe que o governador Gladson Cameli não vai declarar ser a Márcia Bittar a sua única candidata ao Senado. Mas, não foi por falta de tentativa.

NEM A PAU, NICOLAU!

“O meu candidato a governador é o Gladson. Não tenho mais idade de entrar em canoa furada”. A reação ouvi ontem do dirigente do MDB, Pádua Bruzugu, que se recusa aderir à candidatura do vereador Emerson Jarude (MDB) ao governo. Pádua é da executiva regional do MDB, e um dos seus mais antigos militantes.

ESSE É O MDB QUE CONHEÇO

A CÚPULA do MDB apoia a candidatura do vereador Emerson Jarude (MDB) ao governo; o prefeito Mazinho Serafim apoiará a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD); e o Pádua Bruzugu e o ex-prefeito Mauri Sérgio são Gladson Cameli. Esse é o MDB que conheço, mais plural do que isso é impossível. 

VAI PARA O SEGUNDO TURNO

NÃO HÁ CLIMA atual para qualquer candidato vencer a eleição para o governo no primeiro turno. Mas não tenho dúvida de que, não aparecendo nenhum ponto fora da curva o Gladson estará num eventual segundo turno.

O TEMPO CORRE

ATÉ o final de março vai se ficar sabendo quem de fato ficará com o comando do PL no estado, se a deputada federal Mara Rocha ou a Márcia Bittar. O tempo corre.

COM A CAMISA DO PP

O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) dá todos os sinais de que, ele vai para o PP. Na recente reunião dos parlamentares do PP com a direção nacional do partido, em Brasília, integrou a bancada do partido nas conversas. E, foi apresentado como candidato a deputado federal pela sigla.

MAIS INTERESSADO

NINGUÉM é mais interessado do que o deputado Jenilson Leite (PSB) de que o ex-senador Jorge Viana (PT) declare logo que disputará ao Senado, porque neste caso passaria a ser o único candidato ao governo do bloco da esquerda.

ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM

E, enquanto seu lobo não vem, quem vai comendo o prato quente do Senado pelas beiradas é o deputado federal Alan Rick (DEM). Nem pensa em recuar.

CONTINUA ENTRAVADA

A FEDERAÇÃO juntando o PT e o PSB ainda continua travada nacionalmente, por conta de divergências sobre candidaturas ao governo de vários estados.

ESPERANDO RESCALDO 

O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) tem dito que não vai definir quem será o seu candidato a vice e nem a senador na sua chapa, antes dessa definição dentro da chapa governador Gladson Cameli. Quer esperar o rescaldo.

A LUTA CONTINUA

O principal líder do Movimento Pró-Ponte de Rodrigues Alves, Ralph Fernandes, esteve na semana passada no DNIT, para discutir o pré-projeto da obra. A luta continua.

CHEGAR EM LUGAR NENHUM

ESSA CPI do transporte público não vai chegar a nenhum ponto que implique na melhoria imediata desse tipo de transporte. O que está existindo é muita discussão teórica. E a tal “caixa preta” ficará no campo da ficção.

PARTIDO A DEFINIR

QUEM VAI disputar uma vaga de deputada estadual é o ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes. Ele fará dobradinha com o prefeito Mazinho a deputado federal.

NÃO DISCUTE

SE há algo sobre a qual o Gladson Cameli não admite nem discute com os partidos que o apoiam, é sobre a indicação do nome de vice na sua chapa. Será uma escolha pessoal e intransferível, tem dito o governador.

FRASE MARCANTE

“Se você perder a capacidade de rir, perderá a de pensar”. Clarence Darrow.

 

Acre

Árvores da Praça da Catedral são cortadas por engano em Rio Branco

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 23, algumas árvores da praça da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, conhecida também como praça dos tocos, no Centro de Rio Branco, foram derrubadas. Segundo a prefeitura, a ação foi realizada por engano.

Em conversa com à assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) foi informado que o ocorrido teria acontecido por um erro humano, que ao invés de serem cortadas, as plantas deveriam ser podadas.

“A Semeia está realizando a poda das árvores do centro da cidade e lamenta o ocorrido, foi um erro e apenas uma árvore foi cortada. Para tentar amenizar o equívoco, será plantando, no mesmo local, uma árvore do mesmo porte”, disse um dos representantes.

O funcionário da equipe que realizou o corte, foi afastado e será aberto um processo administrativo interno para apurar quais medidas poderão ser tomadas a respeito da situação.

Em um vídeo nas redes sociais, o fotojornalista Diego Gurgel chegou a flagrar o momento.

Continuar lendo

Acre

Acre emite alerta contra ameaça tripla de Covid, influenza e vírus VSR

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu um alerta nesta quarta-feira, 23, recomenda os devidos cuidados para evitar a proliferação de três doenças que estão em iminência em todo o país. Neste mês de novembro houve aumento de casos de covid-19, influenza e vírus sincicial respiratório (VSR) nas américas. Não existe vacina para o vírus VSR, mas as estratégias utilizadas para limitar a propagação da covid-19 podem ser as mesmas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

A covid-19 circula desde o final de 2019, já a influenza e o VSR existem há muito tempo. A suspeita dos especialistas em saúde é que muitas pessoas não foram expostas a esses vírus durante o período de isolamento social contra a covid-19 nos dois últimos anos.

De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, é importante falar sobre essa tríade viral que está em circulação em todo o Brasil, que causa síndromes gripais e respiratórias agudas graves. “Dois desses vírus nós já temos vacinas e fazemos um apelo para que a população se vacine, e não contraia dois ou mais desses vírus e ter um quadro infeccioso grave”, salientou Edvan Meneses.

Os três vírus causam sintomas muito parecidos, como febre, coriza, dor de cabeça, dor nos olhos, obstrução nasal, espirros e dor de garganta. Os vírus sobrevivem melhor em temperaturas baixas e, com a temporada de chuvas no estado, a Saúde aconselha todos os cuidados necessários para evitar esses vírus, principalmente em crianças que estão sendo tão afetadas pelo VSR.

“Procure uma unidade de saúde e vacine-se, assim você estará protegido e poderá evitar uma situação mais grave”, completou Edvan.

Com informações da Sesacre

Continuar lendo

Acre

Empresários sugerem decreto de calamidade em bloqueios da BR

Publicado

em

Após dias prestes a entrar em colapso no abastecimento de combustível, perecíveis, mercadoria em geral, empresários do Acre sugeriram ao governo estadual a avaliação da realização de decreto de estado de calamidade pública ou de emergência.

O documento partiu da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) ao informar o fim dos estoques do gás de cozinha, caso a Estarda não fosse liberada em de versos pontos da BR-364, em Rondônia. A interdição é provocada por insatisfação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que perdeu as eleições presidenciais para o candidato Lula, do PT.

O relatório da Acisa informava que as empresas associadas não estavam conseguindo contratar transportadoras ou transportadores autônomos para abastecimento do Acre.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio) também elaborou um documento prevendo a possibilidade de que alimentos perecíveis e não perecíveis que fazem parte da cesta básica começassem a sofrer desabastecimento entre os dias 26 e 27 de novembro, além do risco de que produtos hospitalares, como medicamentos e oxigênio, entrar em falta caso o bloqueio persistisse ativo.

Os trechos bloqueados na BR-364 no lado rondoniense, que liga o Acre ao restante do país por via terrestre, só foram totalmente liberados na tarde de ontem (22), conforme relatou a Polícia Rodoviária Federal.

Continuar lendo

Acre

Alan Rick diz que STF passou dos limites e assina CPI contra Moraes

Publicado

em

Na sessão da última terça-feira, 22, no plenário da Câmara Federal, o deputado federal Alan Rick (UB), fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobre um suposto avanço aos demais poderes, Executivo e Legislativo no país.

O parlamentar falou diretamente ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, tanto no STF como no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o senador eleito, o STF vem passando dos limites em suas decisões. “Nunca antes nós vimos um avanço tão significativo de um Poder sobre o outro, do STF sobre o Legislativo brasileiro. Estamos presenciando uma escalada perigosa e autoritarismo sem precedentes, com a formação de verdadeiros tribunais de exceção, o que é vedado por nosso ordenamento jurídico”, citou.

Como resposta ao momento delicado, Rick assinou um requerimento de autoria da deputada Adriana Ventura que requer a transformação de sessão plenária em comissão para que o legislativo possa debater com o Poder Judiciário e ainda criticou o ministro Alexandre de Moraes. “Assinei o Requerimento de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta para investigar abuso de autoridade praticado por Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assinei também, o requerimento para para transformar a sessão plenária da Câmara em comissão geral com o objetivo de debater a liberdade de expressão e imunidade dos parlamentares nas redes sociais, com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Alexandre de Moraes. Chega de censura e autoritarismo contra cidadãos, parlamentares eleitos ou no exercício do mandato. A população não aceita tamanha arbitrariedade”, declarou.

O parlamentar disse ainda que a proposta precisa de 171 assinaturas para a abertura da CPI. “Se você também é contra isso, peça para o seu Deputado assinar o Requerimento CD228980315300”, ressaltou.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.