O juiz Raimundo Nonato da Costa Maia, da 4ª Vara Criminal de Rio Branco, aceitou denúncia contra sete dos envolvidos na Operação Fake Bois.
Dentre eles estão servidores públicos e pecuaristas, indiciados por transportar gado para outros estados sem o recolhimento dos tributos correspondentes.
De acordo com o que foi apurado, os delitos consumaram-se nos municípios de Porto Acre (Posto de Fiscalização Pica-pau) e em Acrelândia (Posto Tucandeiras).
Ao receber a denúncia do Ministério Público, o juiz considerou a presença de fortes indícios da ocorrência de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e participação em organização criminosa.
Com a decisão, Alberto Sebastião Dantas, Frank Vilela Barros, Arnaldo de Oliveira Barros Júnior, Mirielle da Silva Maia Vilela, Manoel Lucas de Oliveira, Domingos Menez de Lima e José Adson da Cota Santos passaram à condição de réus no processo.
A Operação Fake Bois foi deflagrada no ano passado pelo GECOT da Polícia Civil com o intuito de desbaratar um grupo organizado que realizava o transporte de gado para outros estados sem o pagamento de impostos.
Na época, os acusados chegaram a ser presos, entre eles funcionários públicos que participavam do esquema.
“Importante afirmar que a acusação não é exclusivamente de crimes contra a ordem tributária. Um dos acusados é apontado como sendo chefe do esquema criminoso que transacionava bovinos entre os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, burlando as leis tributárias e sanitárias e, ainda, havendo fortes indícios de pagamento de propinas a servidores responsáveis pela fiscalização tributária” comentou o magistrado.
O gado apreendido durante a operação foi levado a leilão judicial, posto que foi autorizada a alienação antecipada, porém não foi arrematado. Assim, o titular da unidade judiciária também determinou que os proprietários se tornassem depositários fiéis dos semoventes.
Deste modo, foi autorizado o transporte do gado para duas fazendas em Cacoal, no Estado de Rondônia, e estabelecida a obrigação de garantir o cuidado adequado para a sobrevivência dos animais.
Ao cumprir dois mandados de prisão nesta sexta-feira, 29, a Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia,…
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…
Mari Fernandez contou que precisou perder peso por conta de sua rotina agitada de shows.…
Nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou uma reunião virtual para…
O cantor Luan Santana se casou com Jade Magalhães na quinta (28), numa cerimônia intimista…
Beatriz Goulart, 63, esposa de Maurício Kubrusly, 79, revelou que o jornalista cogitou se submeter…