Menu

Rio Acre, na Capital, atinge cota de transbordamento: 14 metros

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os dados em tempo real da estação pluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA) em Rio Branco, que é operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), indicou a chegada do nível do Rio Acre à cota de transbordamento, que é de 14 metros, às 11h45 da manhã desta segunda-feira (21).

A última medição feita pela Coordenação da Defesa Civil municipal de Rio Branco, às 12h, marcou o nível de 13,89 metros, ou seja, apenas 11 centímetros restando para atingir a cota de inundação. Nesse mesmo horário, a plataforma da ANA já indicava 14,01 metros.

Anúncio

Essa diferença, para o coordenador da Defesa Civil Municipal da capital acreana, o tenente-coronel Cláudio Falcão, é normal. “Sempre há uma diferença da régua para a plataforma. Ficamos com a régua, in loco”, explicou.

Desde o começo da manhã desta segunda-feira, a movimentação é grande no Parque de Exposições de Rio Branco, onde 30 abrigos estão sendo construídos para receber as primeiras famílias que venham a ser desabrigadas pela enchente.

Defesa Civil Municipal, Zeladoria de Rio Branco e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) estão envolvidas nesse trabalho com o suporte de cerca de 50 homens. Outras cinco dezenas de abrigos estão sendo preparados em escolas da cidade.

Outro dado importante para a situação na capital acreana vem da estação pluviométrica localizada no Riozinho do Rola, que nas últimas 24 horas teve uma elevação de 1,73 metros – saindo de 11,79 metros na manhã de domingo (20) para 13,52 metros às 11h45 desta segunda-feira (21).

Também nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre apresentou redução nos municípios do Alto Acre, o que de maneira imediata não representa que em Rio Branco ocorra sinal de vazantes nas próximas horas.

Em Assis Brasil, o rio baixou do patamar de 5,40 metros para 4,59 metros. Em Brasiléia, a redução foi de 5,63 metros para 5,24. E em Xapuri, que alcançou 8,40 metros no fim de semana, o nível baixou para 7,36 metros na manhã desta segunda-feira.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.