Menu

Nem a Mãe Dináh saberia prever 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É CADA vez maior o grupo de aliados do governador Gladson Cameli que o incentiva a chamar os cinco candidatos a senador pelo seu grupo e dizer que apoiará a todos. Tem ouvido e dado o calado como resposta. Fica difícil de saber se isso evitaria algum desgaste para resolver esta difícil equação do Senado. 


Por parte dos candidatos ao Senado, todos querem ser o “candidato único” do governador. Só que existe uma questão legal no meio desse caminho: sendo ele candidato pelo PP, o partido tem candidata ao Senado. Uma outra tese, a da candidatura única, já foi sepultada, porque não houve até aqui nenhum movimento no sentido de uma desistência.


 Por todo este cenário intrincado, mesmo se a famosa vidente Madame Dináh viva estivesse, nem ela teria a capacidade mediúnica de prever qual seria a decisão do governador Gladson Cameli para a questão do Senado.


TUDO INDICA


NÃO se consegue até o momento nenhum indício de que o governador Gladson Cameli não vá disputar a reeleição; pelo contrário, o seu movimento político é no sentido de que buscará um novo mandato no Palácio Rio Branco. 


QUEREM DERRUBAR O BOCA?


TEM SECRETÁRIO lunático na equipe do prefeito Tião Bocalom, criando pautas negativas mirabolantes uma atrás das outra. Primeiro, o convenceram a ir a uma viagem sem sentido à Alemanha, que não rendeu nada ao município. Agora lhe induziram a ir mostrar as potencialidades de Rio Branco em Dubai. Que “potencialidades”? Bocalom, esquece essa turma do caviar ambiental, e vai para o feijão com arroz de atuar para resolver os problemas graves dos bairros da cidade.


DESVIANDO O FOCO


COM TODO respeito que o senador Márcio Bittar (MDB) merece, por ter conseguido aportes financeiros extras ao estado, mas nesta questão da precariedade da BR-364, quer tirar o foco do único responsável, presidente Bolsonaro, e transferir a responsabilidade para a bancada federal. Quem cortou os recursos do DNIT para a BR-364 foi o Bolsonaro, e não os deputados federais e senadores. Ponto! Não vamos mudar os rumos dessa realidade.


FRITURA INTERNA


NÃO BASTASSEM os problemas de gestão e jurídicos que o governador Gladson está enfrentando, existem agora as ciumeiras internas. O Rômulo Grandidier é o novo alvo.


VAMOS ACABAR COM ESSA CONVERSA


QUANDO se assume uma presidência, um governo, o gestor passa a ser o responsável pelos problemas do país ou do estado. Não é acusando o PT de inércia que se vai resolver os entraves, o PT não preside mais o Brasil e nem governa o nosso estado. Foi varrido nas urnas pelos eleitores. Quem casa com a viúva, cria os filhos.


VAI SAIR DA TOCA


O EX-GOVERNADOR Jorge Viana marcou para depois do carnaval começar de fato as suas andanças em campanha política. Esqueçam ele disputar o governo, vai entrar de cabeça é na sua candidatura ao Senado. Ponto decidido.


ROLANDO LERO


ESSE jogo de que vai consultar o partido para definir se disputará o governo ou o Senado é um tremendo Rolando Lero; no PT, a militância segue o que os caciques ditam.


CANDIDATURA MANTIDA


QUASE tudo certo para a formação de uma federação entre Cidadania e PSDB, para a disputa presidencial. Vai ter quiprocó. O professor David Hall (CIDADANIA) vai manter a sua candidatura ao governo. O PSDB no estado já declarou apoio ao governador Gladson Cameli, que é bolsonarista declarado. A saber como acabará este bolo.


A LÓGICA DO JOGO


O ALVO principal na campanha por parte do vice-governador Major Rocha será o governador Gladson Cameli. Mas, se o grupo Bittar tomar o PL (prometido para a deputada federal Mara Rocha), o senador Márcio Bittar e a Márcia Bittar, podem ficar certos de que, também, passarão a serem alvos do Rocha. Ninguém me falou, mas é dedução lógica de quem conhece o jogo.


RECOLHEU AS BRASAS


DEPOIS que viram em Brasília as manifestações de apoio à candidatura da senadora Mailza Gomes (PP) a mais um mandato, o fogo amigo dentro do PP recolheu as brasas. 


PARA NÃO DEIXAR DÚVIDAS


O PROS vai fazer o lançamento oficial da candidatura ao Senado da deputada federal Vanda Miliani (PROS) ao Senado e das chapas para federal e estadual, na primeira quinzena de março, com a presença do presidente da sigla. É para não deixar mais dúvidas sobre candidaturas.


TOMA CORPO


O GOVERNADOR Gladson já ouviu por diversas vezes de alguns assessores a sugestão de que declare que apoiará todos do seu grupo ao Senado. Esse é um movimento que a cada dia toma mais corpo nos bastidores palacianos.


FATOS DISTINTOS


O ESTADO pode não ter condições de bancar todas as reivindicações salariais das diversas categorias funcionais; até acho que não tem, mas ninguém pode tirar o direito dos protestos contra o governo pelos sindicatos.


A PAUTA É A BR-364


JUSTA, a luta do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) para a construção de estradas asfaltadas ligando Cruzeiro do Sul e Porto Walter e Marechal Taumaturgo; mas isso é para décadas de espera, o problema maior hoje são as péssimas condições da BR-364.


AINDA VAI DAR CONFUSÃO


O PRESIDENTE do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar, voltou afirmar que não há chance do partido apoiar a reeleição do Bolsonaro; e que terá candidato próprio à presidência. A saber como ficará a sigla no estado, que tem o seu núcleo principal composto de defensores do Bolsonaro. É aguardar, como terminará esta confusão.


FATO INTERESSANTE


EM 2018, a esmagadora maioria dos presidentes das associações de moradores de Rio Branco estava no palanque do Marcus Alexandre, lhe apoiando para o governo. Hoje, estão batendo palmas para o Gladson. E, assim caminha a política nesta terra de Galvez.


PELO MENOS, POR ENQUANTO


A CAMPANHA nem começou, por isso não existe ainda um quadro fixo da disputa presidencial. Mas todos os indicativos de hoje são os de que teremos no segundo turno o Lula na frente seguido do Bolsonaro.


ABERTURA DA CAMPANHA


HÁ TODA uma programação médica para que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) inicie a sua campanha para o Senado, no começo de abril. O seu tratamento contra um Câncer de mama está previsto para se encerrar nesta data. O MDB aguarda só isso para entrar na corrida.


REVOADA NO GOVERNO


ISRAEL Milani, Alysson Bestene, são os secretários certos para deixar o governo até o final de março, para serem candidatos. No pacote vão também os diretores Jairo Carvalho e Élson Santiago. 


FECHADO COM A JÉSSICA


O PREFEITO de Sena Madureira, Mazinho Serafim, vai mesmo continuar no MDB para disputar uma vaga de deputado federal, com liberdade para apoiar o Petecão para governador. Está definido. A sua candidata ao Senado será a deputada federal Jéssica Sales (MDB), com quem inclusive conversou ontem por telefone. 


CANDIDATOS A DEPUTADO


O VEREADOR Menudo (PSD), de Xapuri: e o vereador Rubem (PSD), de Epitaciolândia, estão entre os candidatos a deputado estadual na chapa do PSD.


FRASE MARCANTE


“Para viver uma vida é preciso que nos livremos da poluição causada pelos sentimentos negativos”. Maxwell Maltz. 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.