Categories: Blog do Crica Notícias Política

PP deflagra “operação corta o papagaio”

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

A CÚPULA do PP estará amanhã toda em Brasília, tendo na frente o governador Gladson Cameli, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, membros do diretório regional, para uma conversa final com a direção nacional do PP, com a presença do presidente e senador Ciro Nogueira (PP), num encontro que está sendo denominado pelo grupo que embarcou ontem de “Operação Corta o Papagaio da Mailza”. 


O grupo palaciano há muito está pressionando a senadora Mailza Gomes (PP) para que desista de tentar um novo mandato, permitindo assim que seja substituída por uma candidatura de outro partido e propondo que saia candidata a deputada federal.


Mas não apresentaram até o momento um argumento forte para tirar o seu nome. Jogam com resultados de institutos de pesquisas que erraram na eleição para a prefeitura da capital, e nos quais não aparece bem situada, para sustentar que ela não ganha. E tudo isso longe da eleição e sem nem a campanha ter começado. 


Os argumentos do grupo da senadora Mailza Gomes (PP) são consistentes, e começam com uma pergunta: por qual razão ela tem que desistir, se existem outras quatro candidaturas do grupo do governador que não desistirão? Por qual razão punir o PP, o grande vitorioso da eleição municipal, deixando o partido sem uma candidata ao Senado? Qual o motivo da ânsia de ter um candidato fora do PP, jogando por terra todo o trabalho que foi feito para eleger vereadores e prefeitos na última eleição? Estes pontos serão apresentados pelo grupo do “Fica, Mailza!”.


Outra argumentação é a de que nenhuma das outras quatro candidaturas manifestou o desejo de recuar, o que se configura como uma punição pessoal contra a senadora Mailza Gomes se vier a ser afastada. É neste contexto que vai acontecer o encontro de amanhã.


NINGUÉM ACREDITA


EMBORA tenha sido aventado pelo próprio governador Gladson, que se não puder ter influência nos rumos do PP; pode deixar o partido, nem os seus mais fiéis aliados acreditam nisso. E, por um motivo: não ganharia nada, pelo contrário, tumultuaria o processo político do seu grupo. Seria criar mais um problema para seu bornal.


CONFUSÃO SEM NECESSIDADE


POR CONTA dessa confusão sem necessidade, deputados e lideranças de outros partidos estão aguardando o desfecho, para saber se o Gladson continuará ou sairá do PP. Se ficar, haverá um cenário para a aglutinação na sigla. Se sair se formará um outro cenário, que será de tumulto.


SERIA A COORDENADORA


UMA FONTE próxima da bem avaliada prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, revelou ontem ao BLOG de que, se o Jorge Viana (PT) for candidato a governador, ela estaria disposta a ser uma das coordenadoras no Alto Acre.


NÃO ABRE MÃO


JÁ PARA deputado federal apoiará a candidatura do namorado Israel Milani (PROS); ao Senado, a sogra Vanda Milani (PROS), e a estadual o irmão Tadeu Hassem (PROS).


FECHAMENTO


O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) embarca hoje para Brasília, onde será apresentado pelo deputado Nicolau Junior (PP), ao presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PP), como candidato a deputado federal pelo partido.


PEDRA CANTADA


A PEDRA já tinha sido cantada neste BLOG, de que o deputado Luiz Gonzaga deixaria o PSDB e sairia candidato a deputado federal pelo PP, com aval da cúpula do Juruá.


MESMO CAMINHO


SÓ DEMORA até o dia 2 de abril para o professor Minoru Kinpara abandonar o PSDB, para ser candidata a deputado federal por outro partido. Ao não ser que o PSDB lhe apresente uma chapa própria competitiva, o que será difícil. A cota de perder a eleição do Minoru é a última.


O CUPIDO FLECHOU O BOCA


O VELHO Boca está amando novamente. Quem bom, o amor é lindo! Quem atuou como cupido para lhe apresentar a amada é o seu assessor Helder Paiva.


ENFIM, UM CANDIDATO SINCERO


ENFIM, um candidato a deputado estadual sincero: o cantor de bregas Isaias Lima. Apontou ser a sua principal plataforma criar com o salário de parlamentar um cabaré, eufemismo para puteiro; onde concentrará as meninas de programa para consolar os cabeças brancas. Sob o som do seu conjunto. Político com mandato terá acesso livre. Não queriam um político que não mentisse? Acharam um. Dá-lhe, Isaias!


FOI NESSA QUE SE FERROU


O EX-GOVERNADOR Romildo Magalhães vinha pagando em dias os servidores. Foi aceitar a pressão dos sindicatos, principalmente o dos professores, deu um reajuste que não podia, e se ferrou atrasando os salários. Um alerta para o governador Gladson Cameli: se deixar o coração falar vai entrar numa cazumbamba.


PERGUNTA QUE NÃO CALA


EM QUALQUER roda política, a pergunta que se ouve é a de que se o Gladson vai disputar a reeleição ou cumprirá o seu mandato até o fim. A resposta somente ele tem. Marco duplo, por não ter certeza.


VIRARIA UM CARNAVAL


AS CONVERSAS em Brasília se sucedem para a formação de uma federação entre União Brasil-MDB e PSDB. Não creio que acontecerá, mas se ocorresse seria um problemão no estado. A canoa seria pequena demais para Márcio Bittar, Flaviano Melo e Alan Rick.


TIREM DA CABEÇA


PODEM TIRAR da cabeça a desistência, a deputada federal Vanda Milani (PROS) não blefa quando diz ser candidata a senadora. O PROS terá chapa completa para deputado federal e deputado estadual. O filho Israel Milani (PROS) disputa com chance a vaga de Federal.


CADEIRA DA FRENTE


O PREFEITO Tião Bocalom estará amanhã em Brasília, na cadeira da primeira fileira, para defender com unhas e dentes a candidatura da senadora Mailza Gomes (PP).


DINHEIRO TEM


O PREFEITO Bocalom tem todo um verão para recuperar a sua popularidade nos bairros, com a compra dessas 50 máquinas pesadas. Se não pulverizar os recursos e jogar pesado nas ruas da periferia sairá do inferno astral em que se encontra. Dinheiro tem em caixa.


MDB EUFÓRICO


O MDB está eufórico com os últimos números que tem sobre a aceitação da candidatura da deputada federal Jéssica Sales (MDB) ao Senado.


FOCO É A ALEAC


O ex-deputado Eber Machado ligou para dizer que, nunca passou pela sua cabeça disputar uma vaga na Câmara Federal, e que será candidato a deputado estadual.


FRASE MARCANTE


“Se queres fortalecer e confirmar teu coração no caminho de Deus, sê pessoa de oração”. Pe. Roque Schneider.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024