Categories: Cotidiano Notícias

Mais de 60% dos moradores de ruas estão no centro da Capital, aponta levantamento

Published by
Saimo Martins

A Tribuna Popular realizada na manhã desta terça-feira, 15, no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, levou o servidor público, Janes Peteca, que apresentou o diagnóstico de pessoas em situação de rua em Rio Branco, onde aponta que 60% se concentra na área central da cidade.


Segundo Peteca, nos últimos meses, ele vem fazendo uma pesquisa de campo onde detectou que o número de moradores em situação de rua vem aumentando na capital. “É um exemplo que toda vez que falo disso tá aumentando. Pessoas que entraram há cerca de 3 meses nas ruas”, declarou.


Na tribuna, o servidor acusou a prefeitura de não realizar um trabalho de políticas públicas em prol dos moradores. “A prefeitura está inoperante nesta situação, porque o Centro Pop devia da assistência aos moradores”.


Além disso, o levantamento mostra que 20% deste público está na região do Segundo Distrito. “Eles dormem num banco, agência bancária e casas abandonadas. Os demais moradores estão nos bairros”, declarou.


Peteca pediu que o prefeito Tião Bocalom regulamente a lei 13.840 que trata do assunto para dar melhor assistência às pessoas em situação de rua. “Precisamos que a prefeitura responda os questionamentos e coloque uma equipe para ajudar as pessoas. Todos eles querem sair dessa vida. Se a gente ajudar junto com o poder público, podemos recuperar esse povo”, comentou.


A vereadora Lene Petecão (PSD), autora do requerimento, também solicitou apoio do poder público. “Queremos saber onde esses moradores em situação rua estão, o que está sendo feito para amparar essas pessoas. Muitos deles têm família, que na maioria das vezes, os abandona por não aguentar mais essa situação, o uso de drogas e álcool , que é a questão da dependência química. Trazer esse tema a Casa é de fundamental importância para toda sociedade. Temos que buscar mecanismos que auxiliem e efetive de forma concreta ações sociais em favor desse público, para que as autoridades façam alguma coisa”, explicou.


Share
Published by
Saimo Martins

Recent Posts

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos…

19/05/2024

Mulher Melão quase se afoga na praia de Barra e é resgatada por salva-vidas

Renata Frisson, a Mulher Melão, passou por um susto daqueles neste domingo (19). É que…

19/05/2024

Projeto altera o cálculo da renda para concessão do Bolsa Família

O projeto de lei 950/24 altera um dos critérios para concessão do Bolsa Família ao…

19/05/2024

Feijoada solidária no Acre visa arrecadar doações para às vítimas de enchente no RS

O Centro de Tradições Gaúchas do Acre Cel. Plácido de Castro (CTG) promove uma feijoada…

19/05/2024

Bocalom canta Cavalgada para a namorada durante festa de aniversário

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom fez uma declaração de amor à namorada Kelen…

19/05/2024

PM rebate Neto Brito e diz que região da boate é um dos locais onde mais se registra acidentes

A Polícia Militar do Acre emitiu nota na tarde deste domingo (19) depois que o…

19/05/2024