Menu

Três times brasileiros foram eliminados na semifinal do Mundial de Clubes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Mundial de Clubes da Fifa foi jogado basicamente com o mesmo formato entre 2005 e 2022, reunindo os campeões de seis continentes e mais uma vaga para o campeão nacional do país sede. E em todos estes anos, três times brasileiros foram eliminados nas semifinais da competição: Internacional, Atlético Mineiro e Palmeiras.

Neste modelo de competição, o representante da Oceania joga contra o campeão nacional, em um play-off. Enquanto isso, os campeões de Ásia, África e América Central entram nas quartas de finais. Vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa entram direto nas semifinais e, portanto, não podem ser eliminados antes.

Anúncio

Além dos brasileiros, os sul-americanos River Plate (2018) e o Atlético Nacional (2016) também perderam nas semifinais do Mundial da Fifa.

Internacional pioneiro no Mundial de Clubes

O Colorado foi pioneiro entre clubes da América do Sul a cair nas semifinais do torneio. Campeão da Libertadores 2010, o time de Porto Alegre era apontado como favorito ao título, já que o representante do Velho Continente, a Internazionale de Milão estava em má fase.

No começo de 2008, praticamente três anos antes, o Inter havia derrotado o time italiano em um torneio amistoso e esquentava a disputa. Mas, faltou combinar com o Mazembe, time da República Democrática do Congo, o representante africano.

A equipe do goleiro Kidiaba passou pelo Pachuca, do México, nas quartas e avançou como zebra. No jogo contra o Internacional, fizeram 2 a 0 e foram o primeiro time de fora da América do Sul e Europa a jogar uma final de Mundial de Clubes.

Atlético Mineiro o segundo eliminado

O Atlético Mineiro tinha um timaço em 2013. O Galo venceu a Libertadores, passando sufoco nas semifinais e final, levando nos pênaltis. Mas, o time era forte, com Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e companhia. Todos esperavam um duelo na final contra o Bayern de Munique.

Nas semifinais, o rival foi o time casa, o marroquino Raja Casablanca. A equipe já havia passado pelo Auckland City, da Oceania e pelo Monterrey, da América Central. Abriram o placar contra o Galo e Ronaldinho empatou, mas já no fim do jogo marcaram mais dois gols e venceram por 3 a 1.

O Atlético Mineiro ainda teve trabalho na disputa do terceiro lugar e ganhou do Guangzhou, da Ásia, por 3 a 2 com um gol no apagar das luzes.

Palmeiras, a última vítima das semifinais

Disputado em 2021, o Mundial de Clubes 2020 teve o Bayern de Munique como campeão e novamente pegando uma zebra na final, dessa vez o Tigres, do México. O Palmeiras estava com um calendário corrido devido a pandemia de Covid-19 e chegou sem grande preparação ao torneio.

O Tigres eliminou o Ulsan Hyundai nas quartas, ganhando de virada por 2 a 1 com dois gols de Gignac. Nas semifinais, novamente com um gol de pênalti, Gignac fez 1 a 0 para o Tigres e mandou o Verdão disputar o terceiro lugar. E para a surpresa de todos, foram derrotados nas penalidades pelo Ah Ahly.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.