Categories: Destaque 2 Notícias Política

Socorro, Alysson e Israel podem deixar cargos antes de abril para concorrer às eleições

Por
Saimo Martins

Com a aproximação do período eleitoral em 2022, o Palácio Rio Branco já começa a se organizar para uma reforma administrativa profunda que deverá fazer em suas secretarias. Os gestores titulares de diversas pastas devem deixar seus cargos para disputar cadeiras no parlamento estadual e federal. De acordo com a legislação eleitoral, o prazo máximo para desincompatibilização do cargo de gestor público é até o dia 2 de abril, mas o governo planeja fazer as mudanças em meados de março.


Entre os cotados para deixar o cargo, está a secretária de Educação, Socorro Neri, que atualmente está sem partido. O ac24horas apurou que ela manteve conversas políticas internas, mas que ainda não decidiu sobre o caso. Ela deverá conversar com o governador Gladson Cameli para definir sobre o seu futuro nos próximos dias. Ela é cotada para disputar uma cadeira na Câmara Federal, mas nós bastidores a informação que circula é que exista a possibilidade dela ser convidada para ser a você do grupo de Cameli nas eleições.


O secretário de Governo, Alysson Bestene, é outro que deverá se desligar da titularidade da secretaria de articulação política nos próximos dias. Tudo indica que ela deverá concorrer ao cargo de deputado federal, mas ele também é cotado para ser vice do atual governador. Atualmente filiado ao PP, do existe a possibilidade dele ir para o União Brasil, partido criado após a fusão do PSL com o DEM.


O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, também deve deixar o cargo para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Ele deverá ser candidato pelo PROS enquanto a sua mãe, a deputada federal Vanda Milani, tenta emplacar seu nome ao senado.


Nos bastidores, existe a possibilidade que o secretário de Agricultura e Pecuária, Nenê Junqueira, também deixe a pasta para ser candidato. Ainda não se sabe se a sua empreitada seria a Câmara Federal ou Assembleia Legislativa.


Cotado para ser candidato a deputado federal, o secretário da Casa Civil, Rômulo Grandidier, desistiu da empreitada e deverá se dedicar ao trabalho no governo visando a reeleição de Cameli.


O ac24horas apurou junto a interlocutores do Palácio Rio Branco que os substitutos desses gestores deverão ser servidores de carreira do Estado e que dependendo do resultado das eleições, uma nova recomposição deve ser feita.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

25/11/2024
  • Destaque 1

Famílias garantem que só saem da entrada da Aleac com garantia de habitação

Famílias que se instalaram no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em…

25/11/2024
  • Televisão

Detonou? Neymar rebate fala polêmica do ex-BBB Fred Bruno

O jogador de futebol Neymar Jr. foi detonado pelo ex-BBB Fred Bruno, conhecido como Fred…

25/11/2024
  • Acre 01

Familiares de jovem morto com facada no peito protestam pela prisão do acusado

Familiares do jovem Mikael Diniz Moura, 20 anos, assassinado com uma facada no peito na…

25/11/2024
  • Acre 01

Governo Lula destinará R$ 4,5 bilhões para bioceânica que passará pelo Acre

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, ganhou destaque na recente reunião entre as equipes dos…

25/11/2024
  • Extra Total

TCE dá 180 dias para prefeitos do Acre apresentarem plano de resíduos sólidos

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) notificaram 20 prefeitos do…

25/11/2024