Menu

Sem consenso e com base dividida, PL que muda regras militares só deve ser votado semana que vem

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados estaduais adiaram para as próximas sessões a votação em plenário do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que altera regras na Lei Orgânica dos Militares, especialmente quanto à idade de ingresso na carreira e a obrigatoriedade da formação em Direito para acesso ao posto de oficial da Polícia Militar.

Essas regras foram alteradas nesta quarta-feira (3) nas Comissões de Constituição e Justiça e de Serviço Público através de emendas dos deputados Gerlen Diniz (PP) e Cadmiel Bonfim (PSDB). Apesar de ambos integrarem a base aliada de Gladson Cameli na Assembleia Legislativa, eles discordaram do Líder do Governo, deputado Pedro Longo (PV), e avançaram em mudanças que o Poder Executivo considera sem consenso nas corporações (PM e Corpo de Bombeiros).

Anúncio

Pedro Longo chegou a pedir vistas do PL alegando que o texto ficaria prejudicado em sua íntegra, mas já encontra-se em regime de votação. Longo atuou fortemente para que o PL pudesse ter ido ao Plenário ainda nesta quarta-feira com a idade de 32 anos e com a exigência da formação em Direito para oficiais, mas apenas a questão da idade obteve consenso entre os aliados e com os votos da oposição a exclusividade do diploma caiu nas comissões.

Uma reunião da Mesa Diretora estaria marcada para esta quinta-feira (3) e se deliberaria por uma sessão para para votar o PL, mas temendo não ter votos suficientes, uma vez que a base parece estar dividida quanto ao tema, considerou-se melhor ampliar o debate e votá-lo nas sessões da semana que vem. Isso atrasa o anúncio de novas convocações no cadastro de reserva da PM, exatamente o que não queria o governo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.