Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com 57% de ocupação de leitos de UTI, Acre se mantém fora da zona de alerta crítico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nota Técnica divulgada nesta quinta-feira (3/2), pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, indica que 13 estados apresentaram aumento das taxas de ocupação e nove Unidades Federativas estão na zona de alerta crítico com indicador superior a 80%. O período de avaliação corresponde ao intervalo entre os dias 24 e 31 de janeiro.


O estado do Acre teve uma elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos, de 45% da última Nota Técnica para 57% na atual, mas se manteve fora da zona de alerta crítico – abaixo de 80%.


Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, nove estão na zona de alerta intermediário e oito estão fora da zona de alerta. Com 70% de ocupação, Rio Branco aparece entre as nove capitais que estão na zona de alerta intermediário.

Anúncio


Para os pesquisadores do Observatório Covid-19, o comportamento das taxas de ocupação em estados e capitais parece apontar para a interiorização de casos de Covid-19 pela variante Ômicron. Algumas capitais já apresentam mais estabilidade ou mesmo queda nas suas taxas, enquanto as taxas dos estados crescem expressivamente.


A Nota Técnica destaca que o cenário atual não é o mesmo registrado entre março e junho de 2021, considerada a fase mais crítica da pandemia e ressalta que mesmo com o acréscimo de leitos observados nas últimas semanas, a disponibilidade é bem menor.


O documento ainda reforça que o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI SRAG/Covid-19 para adultos no SUS é preocupante, principalmente frente às baixas coberturas vacinais em diversas áreas do país, onde os recursos assistenciais são mais precários.


Os pesquisadores alertam que uma proporção considerável da população que não recebeu a dose de reforço, e a população não vacinada, são mais suscetíveis a formas mais graves da infecção com a Ômicron e voltam a sublinhar que a elevadíssima transmissibilidade da variante pode incorrer em números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo com uma probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves.


Com informações da Agência Fiocruz de Notícias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido