Categories: Blog do Crica Notícias Política

Calçando sapato com calo no pé

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

UMA DAS PRINCIPAIS lideranças do PP fez ontem, 26, através de uma postagem ao BLOG, um questionamento que é muito pertinente. Segundo a sua visão, enquanto não acontecer de forma oficial, numa coletiva à imprensa, uma declaração do governador Gladson Cameli de que a senadora Mailza Gomes (PP) será a sua única candidata ao Senado, por ser companheira de chapa, a candidatura dela vai ficar patinando na dúvida, e ao sabor de que se será mesmo candidatas sem retorno ou se abdicará para disputar uma vaga de deputada federal. É uma situação incômoda. 


Ainda que, a senadora Mailza Gomes (PP) tenha reiterado que se encontra fora do seu radar a Câmara Federal e que, o seu foco principal é buscar um novo mandato, enquanto não houver a palavra oficial do governador sempre haverá alguém para colocar a sua candidatura em dúvida. 


É como calçar sapato com um calo no pé. Sempre vai ficar aquele incômodo. O tempo passa, o tempo voa, logo mais começará a campanha.



UM BOM NEGÓCIO


PARA OS MARGINAIS tem se mostrado um bom negócio roubar caminhonetes do estado. As seis caminhonetes surrupiadas da SEPA e do DERACRE, em dezembro e recentemente, se volatizaram, e não foram encontradas.


SÓ COM CHAPA


O PREFEITO Mazinho Serafim, só vai se filiar ao PSD, caso o partido tenha uma chapa competitiva para deputado federal, caso contrário ficará no MDB. Em qualquer cenário, ele apoiará o senador Petecão (PSD) ao governo.


GOLPE NO NEGACIONISMO


AO decretar a apresentação do passaporte de vacinação, o prefeito de Cruzeiro do Sul, professor Zequinha, aplicou um golpe nos negacionistas da ciência e contra a vacina.


TRABALHO RECONHECIDO


NUM TEMPO de vacas magras na gestão do prefeito Tião Bocalom, se há um ponto positivo é a ação do secretário da Zeladoria municipal, Joabe Lira, na limpeza da cidade.


DEPUTADA FEDERAL


CASO a vereadora Michelle Mello (PDT), uma das gratas revelações na Câmara Municipal de Rio Branco, resolver ser candidata a deputada federal, como se comenta, irá enriquecer em muito o quadro dos políticos promissores.


CARAPUÇA DO FOGO AMIGO


EM RECENTE discurso em Porto Acre, o governador Gladson fez uma revelação, que causou indagação, a de que, ele sofre um processo de queimação por aliados do governo. Como não disse o nome, deixou a carapuça no ar. Alguém se arrisca a palpitar sobre o fogo muy amigo?


SEM ALTERNATIVA


CASO o Jorge Viana saia candidato ao Senado, o que é o mais provável, não restará alternativa ao PT ao não ser a de apoiar o deputado Jenilson Leite (PSB) ao governo.


MUITO IMPROVÁVEL


É improvável que venha a acontecer no primeiro turno uma aliança do PT do Jorge Viana com o PSD do senador Sérgio Petecão (PSD). A ideia não encontra guarida no PSD. Mas, num segundo turno, a aliança é quase certa.


DR FECHADA


A DR- Democracia Radical, a maior tendência dentro do PT, vai fechar apoio ostensivo a dois candidatos, Léo de Brito a deputado federal, e o Daniel Zen para estadual.


MUDAR DE ESTRATÉGIA


O PT jogou todas as suas fichas no afastamento do governador Gladson. Se ocorresse seria o fim político do Gladson, e a porteira estaria aberta a uma candidatura do Jorge Viana a governador. Vai ter de mudar a estratégia.


O QUE DIZEM OS AMIGOS


AMIGOS do deputado Jonas Lima (PT) dizem que, se o Jorge Viana for candidato ao governo, o parlamentar votará nele. Mas se for candidato a senador, não terá o seu apoio, pois apoiará a deputada federal Jéssica Sales (MDB) para o Senado. O Jonas sempre foi uma voz independente dentro do PT.


FAZ MAL À ALMA


NUNCA concordei com uma vírgula das ideias do ideólogo do Bolsonaro, o autodeclarado filósofo Olavo de Carvalho, mas não formou na fila dos que comemoraram a sua morte. O ódio faz mal ao corpo e não purifica a nossa alma, diz um secular ditado da sabedoria chinesa.


É MAIS QUE LÓGICO


ESTE é um jogo político claro para a candidatura do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo: se o prefeito Bocalom se recuperar na opinião pública vai lhe empurrar para cima; mas se não acontecer vai lhe puxar para baixo. Não existe alternativa para resolver esta equação.


NOMES DE PESO


O PDT sonha com uma chapa para a ALEAC que tenha como puxadores de votos para a ALEAC os deputados Luiz Tchê e Pedro Longo; a vereadora Michele Mello e Tom Sérgio, irmão do deputado federal Jesus Sérgio. O Tchê conhece o caminho das pedras na formação de chapas.


MÃOS ATADAS


ATÉ A ABERTURA da janela para a troca de partidos em março, a deputada federal Mara Rocha (PSDB), não poderá tocar a sua candidatura a governadora pelo PL, sob pena de vir a perder o mandato por infidelidade partidária. Só poderá fazê-lo após a filiação ao PL.


VAI DE PETECÃO


O EX-DEPUTADO Eber Machado não vai continuar no PDT. Anunciou que será candidato a deputado estadual pelo PSD, e apoiar a candidatura ao governo do Petecão (PSD).


OS SEM PARTIDO


OS DEPUTADOS Pedro Longo, Maria Antonia, Marcos Cavalcante, Roberto Duarte e Vagner Felipe não vão disputar a reeleição, pelos partidos que foram eleitos. Devem definir onde se filiarão até o final de março.


CAFÉ NO BULE


O FIM das coligações proporcionais, o que obriga aos partidos terem chapas próprias para deputado, causou um baque grande. Acabou aquela mamata de siglas se juntarem numa coligação, para eleger um deputado. Agora é no mano a mano. Quem não tiver café no bule, é balsa.


DOIS VÃO PARA A BALSA


O PODEMOS conseguiu fechar uma chapa com quatro deputados: Chico Viga, André da Farmácia, Neném Almeida e Fagner Calegário. Podem reservar passagens na balsa para dois deles.


A POLÍTICA MUDA COMO AS NUVENS


Gladson Cameli, Sérgio Petecão, Mara Rocha, Major Rocha, Mazinho Serafim e Meire Serafim estavam todos abraçados no mesmo palanque, em 2018. Em 2022 estarão separados como adversários e em palanques diferentes. A política muda como as nuvens, diz o velho ditado mineiro.


FRASE MARCANTE


“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.” Poeta Vinícius de Moares.


 


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024

O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto…

26/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Brasil está 10 anos atrasado em exploração de águas profundas, diz CEO da Petrobras

A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, fez nesta quinta-feira (26) uma avaliação do futuro da…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Racing goleia Athletico e encara o Corinthians na semifinal da Sul-Americana

O Racing será o adversário do Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (26),…

26/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Na estreia de Diniz, Cruzeiro empata com Libertad e avança na Sul-Americana

Na estreia do técnico Fernando Diniz, o Cruzeiro confirmou a classificação para semifinal da Copa…

26/09/2024
  • Cotidiano

Temporal deixa rastro de destruição em Vilhena

Um temporal atingiu a cidade de Vilhena, interior de Rondônia, na tarde desta quinta-feira, 26.…

26/09/2024
  • Juruá

Cruzeiro do Sul tem feriado duplo nesta sexta-feira (27); saiba o que abre e fecha

Esta sexta-feira, 27, é feriado municipal da Marcha para Jesus em Cruzeiro do Sul e…

26/09/2024