Menu

Pesquisar
Close this search box.

Apadeq pode fechar no Acre por falta de apoio público

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (APADEQ), mais antiga entidade que trabalha na recuperação de usuários de drogas no estado do Acre, corre sérios riscos de fechar as portas e deixar de prestar um serviço de grande alcance social, especialmente aos menos favorecidos financeiramente. Funcionando desde 1996, é responsável pela recuperação de milhares de pessoas, mas teve de reduzir mais de 60% o número de internos e vem sobrevivendo precariamente.


“O poder público tem que voltar o olhar para a utilidade do nosso trabalho e nos ajudar de alguma forma, caso contrário corremos o risco de encerrar com nossas atividades, o que será um desastre” disse Antônio Balica, atual dirigente da entidade.

Anúncios


Por conta das dificuldades, a APADEQ, que já chegou a comportar mais de 100 internos, hoje tem em suas dependências apenas 16 pessoas, sendo 10 na ala masculina e seis mulheres. “Estamos vivendo numa verdadeira peregrinação. Sem a ajuda do poder público, estamos sobrevivendo da colaboração de amigos, familiares e parte da sociedade”, disse Balica, que mesmo diante da situação adversa, acredita em melhores dias para a entidade a qual dirige.


Segundo Antônio Balica, as dificuldades começam com o acesso. “Ninguém consegue chegar de carro à nossa sede. Os internos têm que carregar os alimentos e outros itens necessários nas costas por dois ou mais quilômetros. Fomos abandonados de vez e deixados à mercê da caridade de terceiros” comentou


Com o número reduzido de internos, e consequentemente de novas vagas, Balica disse que quase diariamente é procurado por parentes de usuários de drogas na busca desesperada por internação para um parente. “Fico triste em não ter condições de atender as pessoas que nos procuram, a maioria desesperada em busca de uma vaga. Tenho muita fé em Deus que tenhamos dias melhores pela frente e possamos funcionar a contento, com a ajuda do poder público, evidentemente”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido