Menu

Secretário de Bocalom é alvo de investigação do MP por direcionar contratação de terceirizados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A promotora de justiça Laura Cristina Miranda expediu para o secretário de Zeladoria de Rio Branco na última segunda-feira, 24, pedido de informações sobre o contrato do município com a empresa Limpebras, atualmente a responsável pela coleta de lixo na capital acreana.

A promotora deu um prazo de 10 dias úteis para que a Zeladoria apresente cópias de documentos que informem a agenda de coleta de lixo na cidade de Rio Branco, contendo os bairros, dias semanais, horários e tipos de lixos recolhidos; Documentos que esclareçam os tipos de lixos que são recolhidos pela Empresa; Esclarecer se a balança que realiza a pesagem dos caminhões coletores encontra-se desativada. E se sim, desde quando; Esclarecer se o pagamento feito pelo município à empresa no valor de R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais) é um valor fixo independente da pesagem do lixo. Caso contrário, seja esclarecida a forma de calculo para peso x valor.

Anúncio

A denúncia inclui, portanto, ausência de fiscalização, ausência de pesagem dos caminhões, sendo que o pagamento é feito por quilo coletado.

Joabe declarou que a balança não está quebrada e que irá responder a todos os questionamentos do MPAC.

Mas não é apenas o contrato da coleta de lixo que Joabe tem que se preocupar. O Ministério Público do Acre também investiga indícios de supostas práticas de improbidade administrativa com a contratação de pessoas sem o nível de escolaridade exigida no contrato.

A denúncia é de que Joabe faria a indicação de pessoas que deveriam ser contratadas. Como prova, existiria, inclusive, documento assinado pelo secretário ordenando que todas as contratações passassem pelo seu crivo.

Joabe também nega as acusações e afirma que é normal as empresas terceirizadas contratarem os mesmos profissionais, já que optam por trabalhadores com experiência no serviço.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.