Menu

População reclama de demora de até 7 horas para teste da Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A iniciativa da prefeitura de Rio Branco em abrir um drive-thru na entrada do estádio Arena da Floresta para agilizar e levar mais comodidade à população que procura pela realização do teste contra a Covid-19 tem gerado muitas reclamações.


A primeira delas é em relação à espera de atendimento. Com sintomas fortes da Covid-19, a servidora pública Daigleíne Cavalcante conta que procurou o atendimento achando que seria mais rápido. No entanto, se surpreendeu com o tamanho da fila e com a demora, chegando a esperar cerca de 7 horas dentro de um carro até conseguir fazer o teste.

Publicidade

“É muito demorado. Eu cheguei na fila às 8 horas da manhã e fui conseguir fazer o exame depois das três da tarde. O problema é que você que já está doente acaba piorando. Entendemos que estamos vivendo uma situação atípica, mas 7 horas por um exame é tempo demais”, afirma.


Uma outra reclamação que vem de outra pessoa é após o diagnóstico. Como a quantidade de casos positivos é muito grande, a demora para ser atendido por um médico também é muito demorada. Na tarde de ontem, apenas um médico atendia a centenas de casos positivos que eram diagnosticados no local.


A reportagem do ac24horas procurou a secretaria municipal de saúde. Sheila Andrade, titular da pasta, não nega as demoras para exame de atendimento, mas explica os motivos. “Esse é um momento muito delicado da saúde, já que, infelizmente, mais de 40 profissionais, incluindo médicos, testaram positivos para a Covid-19 e isso causa um desfalque nas equipes. Não tem como tirar todo mundo dos postos e Uraps para colocar no drive-thru. O que estamos tentando é dividir o pessoal da melhor forma possível. Sabemos que em outros locais também existe demora por conta da baixa desses profissionais. Temos a vontade de contratar mais médicos, mas tem que ser por concurso. O que estamos fazendo é tentando ver com o nosso jurídico como podemos contratar mais médicos dentro da lei”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido