Menu

Pesquisar
Close this search box.

Zequinha apresenta Plano de Ação de Combate ao Covid-19 a representantes do comércio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na tarde desta terça feira, 25, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, reuniu representantes do comércio, educação, saúde, segurança e outros setores da sociedade para apresentar o Plano de Ação de Combate ao Covid-19. No Boletim diário desta terça há 64 novos casos da doença no município.


Zequinha anunciou que a partir desta quarta-feira, 26, haverá fiscalização no comércio e outros espaços quanto ao uso de máscaras. E que nos órgãos públicos municipais só será possível o acesso mediante apresentação da Carteira de Vacinação contra a Covid-19. A exigência abrange os servidores e usuários de todas as secretarias, escolas, postos de saúde, centro administrativo, centro de atendimento ao cidadão e demais órgãos ou instituições municipais.

Anúncios


O gestor explicou ainda que o Posto do Agricultor, que funciona diariamente das 7 às 19h, é a referência para o tratamento de síndromes gripais onde haverá oferta de consultas, testes rápidos e medicação. A unidade permanecerá funcionando aos finais de semana.


Equipes para acelerar vacinação

Para acelerar a vacinação contra a Covid-19 a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde vai montar equipes de busca ativa para alcançar 11 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.


Com relação a imunização das crianças haverá 4 Unidades Básicas de Saúde como referência. A Geosete Coelho Mariano, no Bairro Cruzeirinho, a Adalberto Sena no Aeroporto Velho, a da 25 de agosto e a Jesuíno Lins no bairro do Alumínio.


” Vamos agir em várias frentes para evitar que os casos voltem a crescer e esperamos contar com o apoio de todos os setores porque todos somos responsáveis por conter essa nova onda de Covid-19″, citou Zequinha.


No Decreto que estabelece as medidas como a obrigatoriedade da apresentação da Carteira nos espaços municipais, a prefeitura cita que “há vários precedentes das Cortes Superiores de Justiça do país, solidificando entendimento de que a exigência do comprovante de vacinação para ingresso em locais públicos não afronta qualquer dispositivo legal, pelo contrário, protege e resguarda a população”.


A representante do governo do Estado na reunião, Raquel Batista, destacou que a gestão estadual está a disposição da prefeitura com relação à estrutura e o que for necessário. “Como sempre somos parceiros”, garantiu ela.


“A gente só quer que o comércio não feche de novo”

A representante da Indústria e do Comércio, Janaína Terças, garantiu na reunião, que os dois setores estão dispostos a se adequar às medidas para garantir que não seja necessário o fechamento do comércio. “A gente sabe que são necessárias adequações e estamos dispostos a fazer nossa parte e somar forças para frear essa onda e evitar um novo fechamento do comércio”, relata.


Quanto à apresentação da Carteira de Vacinação contra a Covid-19 para o acesso ao comércio ela acredita não haver necessidade mas defende a medida para o setor de serviços e festas. “No comércio a pessoa entra, compra e vai embora. Já em locais de eventos e festas onde há permanência e aproximação das pessoas, deveriam sim, pedir a apresentação da Carteira de Vacinação até para resguardar clientes e colaboradores”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido