Menu

Banco Central cria busca por dinheiro esquecido em bancos; saiba se você tem saldo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um novo serviço do Banco Central permite que cidadãos e empresas consultem se têm dinheiro a receber de bancos e demais entidades do Sistema Financeiro.


O BC estima cerca de R$ 8 bilhões de reais de valores a receber. Nesta primeira fase do serviço, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos decorrentes de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Publicidade

No decorrer deste ano de 2022, está prevista a disponibilização de valores decorrentes de tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.


As informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições. Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores.


Caso tenha valores a receber, o usuário poderá solicitar o resgate de duas formas: no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato; ou nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição.


Consulte: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=registrato.bcb.gov.br&authorization_id=17e8e58f070


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido