Menu

Pároco avalia positivamente a 120ª Festa de São Sebastião, em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O padre Antônio Menezes, de 35 anos, acreano de nascimento, assumiu a Paróquia de São Sebastião, em Xapuri, logo após o Novenário do ano passado, quando o seu antecessor, Francisco das Chagas Monteiro, 67 anos, deixar o comando da Igreja Católica no município após 15 anos.


Membro do Movimento da Renovação Carismática Católica, o jovem sacerdote conduziu pela primeira uma das maiores manifestações religiosas do Acre. Em nota de agradecimento assinada junto com o diácono Adriano Lopes, ele disse que a festa deste ano foi “inenarrável” e “surreal”.

Publicidade

“Querida gente de Xapuri, romeiros, devotos e amigos de São Sebastião, eu nunca tinha visto algo tão inenarrável como presenciamos aqui na princesinha do Acre. Nossa festa foi surreal. Nossa palavra é gratidão a todos e a todas que fizeram tudo isso acontecer”, disse o pároco na nota de agradecimento.


Desenvolvida em meio a uma nova onda da Covid-19, a programação da festa neste ano foi muito contestada por conta da situação sanitária agravada pelo surto de gripe que atingiu o estado, assim como o restante do país. Mesmo assim, o planejamento foi mantido até a véspera do dia 20 de janeiro, ponto alto do evento.


Na noite do dia 19, durante a última das nove celebrações que antecedem o ápice da festa, após o Acre registrar mais de 1.000 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas, a direção da paróquia decidiu não realizar a procissão e substituí-la por uma carreata, como já havia ocorrido no ano passado.


O cancelamento da procissão não evitou, porém, que houvesse muitas aglomerações durante o período do Novenário. Durante o tradicional Bingão da Paróquia, importante evento de arrecadação da paróquia, milhares de pessoas se concentraram nas duas praças localizadas em frente à igreja.


A movimentação na cidade ainda continua anormal durante esse fim de semana, pois os marreteiros, parques de diversão e praças de alimentação possuem autorização da prefeitura para funcionar até o próximo dia 25. No entanto, a grande maioria deve ir embora a partir da próxima segunda-feira (24).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido