Menu

Raio mata mais de 10 cabeças de gado na zona rural de Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante a forte chuva desta quinta feira, 20, em Cruzeiro do Sul, 13 garrotes morreram ao ser atingidos por um raio em uma propriedade rural do Ramal Mourapiranga em Cruzeiro do Sul. Todos os animais ficaram com as cabeças estouradas e os corpos inchados.


A situação é mostrada ao dono da fazenda e dos animais por meio de um vídeo feito por um funcionário da propriedade, que chegou às redes sociais. Não há informações sobre acidente com raio na zona urbana do município.

Publicidade

Em 2017, o Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT, apresentou um estudo em que foram detectados valores mais precisos da densidade de raios – quantidade de raios por quilômetro quadrado por ano, para os diversos estados e municípios brasileiros. O estado com maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilometro quadrado seguido por Amazonas 15,8 e Acre 15,8.


O ELAT é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É considerado uma referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica.


Veja o vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido