Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pico de nova onda da Covid no Acre deve ocorrer na segunda semana de fevereiro, diz médico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a nova onda da Covid-19 no Acre provocada pela chegada ao estado da variante ômicron, as unidades de saúde estão lotadas à procura de atendimento médico e testes para detectar a doença. Ao ac24horas, o médico infectologista Thor Dantas reafirmou a vacina urgente de quem não completou o esquema vacinal e os cuidados que todos já conhecem como as estratégias mais importantes para combater a pandemia.


“Se a gente quiser contribuir para que essa nova onda da ômicron não seja ainda mais intensa, é reforçar os cuidados com as medidas que evitam a transmissão como o distanciamento, o uso de máscaras e a vacinação imediata de todos aqueles que ainda não se vacinaram ou estão com vacina atrasada”, explica.

Anúncios


Segundo o profissional de saúde, a tendência é de alta nas próximas semanas. De acordo com a própria Secretaria Estadual de Saúde, o pico no Acre deve acontecer na segunda semana de fevereiro.
“Apesar de não termos visto uma grande quantidade de pacientes internados em UTI e tem se traduzido em menos mortalidade, o que tem sido comum com essa variante é o alto nível de pessoas doentes e isso também sobrecarrega o sistema de saúde”, relata.


Para Thor, se não tem essa sobrecarga em leitos de UTI, há nos serviços ambulatoriais, com um grande número de pessoas em busca de consultas, exames e medicamentos. “Muitos profissionais estão sendo afastados do trabalho e isso tem sido um grande impacto em unidades de saúde em vários estados do país. O que se espera é um crescimento de casos nas próximas semanas, mas com um índice menor de mortalidade. O que se tem visto internado em UTI é quem não tomou vacina ou quem tomou apenas uma dose. Não vacinados, vacinados incompletos ou quem não tomou a dose de reforço é que está grave em UTI”, explica Thor.


No período de sete dias, o estado teve confirmados 1.671 novas pessoas infectadas, o que representa mais de 200 novos casos por dia. Há ainda a suspeição de que muitos casos estão subnotificados por conta do surto de gripe, já que os sintomas são parecidos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido