Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com medo da 3ª onda, acreanos que não tomaram vacina da Covid correm para postos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A coordenadora da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) localizada no bairro Vila Ivonete, em Rio Branco, afirmou ao ac24horas nesta terça-feira, 18, que aumentou significativamente a procura pela aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Unidade. Franciana Dantas é categórica ao afirmar que as pessoas estão com medo e resolveram buscar a imunização.


Um motivo para essa busca é a nova explosão de casos de contaminação pelo novo coronavírus. A unidade está há dois dias sem médicos para atender a população. Um está afastado por infecção de Covid e outra aderiu à greve, mesmo com a prefeitura tendo convocado esses profissionais.

Anúncios


A unidade, que fazia 10 testes de Covid por dia, está agora realizando 150 testes diariamente. Destes, segundo Franciana, 50% apresentam resultado positivo. Por falta de profissionais, apenas um enfermeiro está fazendo os testes nos pacientes que buscam a Urap da Vila Ivonete.


“Em torno de 30% dos funcionários testaram positivo agora na Unidade. No geral, as pessoas que chegam aqui com a primeira e segunda dose tomada, não apresentam sintomas graves. Houve cinco casos de pessoas que chegaram aqui muito graves que não haviam tomado vacina”, contou a coordenadora.


Segundo Dantas, há muita procura agora pela primeira dose. “As pessoas estão com medo. Aumentou a procura de pessoas pela primeira dose. Antes a gente fazia em torno de 300 vacinas por dia, agora estamos em quase 600, entre primeira, segunda e terceira dose”.


Para a profissional de saúde, as pessoas se descuidaram e deixaram os hábitos e protocolos sanitários. Franciana aguarda o retorno dos médicos para agilizar o atendimento na Urap.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido