Conecte-se agora

Rio Branco tem nível “muito alto” de risco de síndrome respiratória

Publicado

em

É de 95% a probabilidade de crescimento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves no Acre, alerta a Fiocruz em seu boletim Infogripe publicado no último fim de semana.

Na capital Rio Branco a tendência é a mesma. “Conforme apresentado pelos indicadores de transmissão comunitária, todas as capitais encontram-se em macrorregiões de saúde em nível alto ou superior, sendo a maioria delas em nível muito alto ou extremamente alto. Das 27 capitais, nenhuma integra macrorregião de saúde em nível pré-epidêmico ou epidêmico, 9 estão em macros em nível alto (Belém, Boa Vista, João Pessoa, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e Teresina), 14 em nível muito alto (Aracaju, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador e Vitória), e 4 em nível extremamente alto (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá e São Paulo)”, diz o boletim.

Todos os Estados com apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo estão com o indicador em nível forte, que tem probabilidade acima de 95%. Além do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins estão nesse nível de probabilidade.

Destes, apenas os Estados do Amazonas e Rondônia apresentam sinal de estabilidade na tendência de curto prazo. Todos os demais apresentam sinal de crescimento, sendo este sinal moderado (probabilidade > 75%) no Amapá, Pará e Piauí, e forte em todos os demais. No Rio de Janeiro observa-se sinal forte de crescimento na tendência de curto prazo, embora a tendência de longo prazo esteja em situação de estabilidade.

Veja o mapa de risco da Fiocruz:

Acre

Polícia Civil institui regimento interno da Academia de Polícia

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado do Acre publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 21, o regimento interno de sua Academia de Polícia (Acadepol) com a finalidade a normatização e orientação dos cursos e atividades de formação, aperfeiçoamento e especialização de servidores integrantes das carreiras policiais ou à disposição da Polícia Civil.

A Academia da Polícia Civil do Estado do Acre é órgão diretamente subordinado ao Delegado-Geral da Polícia Civil, incumbido do planejamento e execução de atividades atinentes ao ensino, pesquisa, formação, especialização e aperfeiçoamento dos servidores da carreira policial civil, bem como de outras atividades pedagógicas, com as seguintes atribuições básicas: promover a formação, o aperfeiçoamento e a capacitação continuada dos policiais civis; promover e manter intercâmbio com outras instituições de ensino e pesquisa estaduais, nacionais ou estrangeiras, visando ao aprimoramento da política de formação e capacitação dos Policiais Civis; planejar, coordenar e executar as atividades de educação, ensino, pesquisa da Polícia Civil; produzir e difundir conhecimentos do interesse da atividade de polícia judiciária e de segurança pública; promover estudos sobre violência e criminalidade, com o propósito de assessorar o Delegado-Geral da Polícia Civil no estabelecimento e na execução de objetivos, metas e ações da instituição; realizar outras atividades correlatas, conforme dispuser esta portaria.

O Diretor da Academia de Polícia Civil será escolhido e nomeado pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, dentre os Delegados de Polícia Civil de carreira, integrantes da Quarta Classe ou da Classe Especial, com conduta ilibada e que possuam aptidão para o desempenho do cargo. O curso de formação policial possui caráter classificatório e eliminatório e podem participar os candidatos dos concursos de provimento de cargos da polícia civil que alcançarem a fase do Curso de Formação Policial; integrantes do quadro efetivo das carreiras da Polícia Civil do Estado do Acre; Ocupantes de cargos em comissão ou servidores à disposição da Polícia Civil; Integrantes das instituições das forças de segurança pública, de âmbito nacional ou estadual, ou das Forças Armadas, quando lhes forem ofertados pela Polícia Civil do Estado do Acre cursos de capacitação, aperfeiçoamento ou treinamento policial; e Integrantes de órgãos ou entidades dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, quando lhes forem ofertadas vagas pela PCAC, mediante termo de cooperação.

Continuar lendo

Acre

Sibá Machado recebe de presente toalha de Lula

Publicado

em

O ex-senador e ex-deputado federal Sibá Machado fez um vídeo em uma rede social na noite desta segunda-feira, 20, para comemorar um presente enviado por um filho de Brasília. Sem esconder satisfação, Sibá chamou o presente de a toalha mais famosa do mundo. O petista gravou um vídeo onde faz suspense até mostrar que o mimo se trata de uma toalha com a foto estampada do ex-presidente Lula.

Sibá conta que o material vai ser usado nas caminhadas durante a campanha eleitoral.

O ex-parlamentar é uma das principais figuras do PT acreano e uma voz importante dentro do partido que vive ainda a incerteza da candidatura de Jorge Viana ao senado ou ao governo e uma possível aliança com o deputado Jenilson Leite (PSB) ao Palácio Rio Branco, caso Viana se decida por concorrer ao Senado Federal.

Continuar lendo

Acre

No Acre, jovem morre com tiro acidental em caçada na zona rural

Publicado

em

Antônio Francisco de França Carneiro, de 20 anos, mais conhecido como “Caboco”, foi atingido com um tiro acidental e morreu na tarde desta segunda-feira, 20, em uma área de mata localizada no Ramal Espinhara, na BR-364, sentido Rio Branco/Sena Madureira, no interior do Acre.

De acordo com informações de testemunhas, Antônio estava caçando com amigos, quando ao tentar atirar na caça, efetuou um tiro no próprio pescoço. O jovem inicialmente foi socorrido pelos amigos que o levaram em uma rede vários quilômetros dentro da área de mata e o colocaram em um veículo.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e interceptou o carro que trazia a vítima. Quando os paramédicos foram prestar os primeiros atendimentos, já encontraram o jovem Antônio Francisco em vida.

O corpo de Antônio foi encaminhado pela própria ambulância do SAMU ao Instituto Médico Legal (IML) Rio Branco para os exames cadavéricos.

O caso será investigado pela Polícia Civil do município de Bujari.

Continuar lendo

Acre

Incêndio destrói casa em Xapuri no fim da tarde desta segunda-feira

Publicado

em

O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em uma residência, no centro de Xapuri, na tarde desta segunda-feira (20).

Os bombeiros militares se deslocaram rapidamente e extinguiram o incêndio, evitando que se propagasse para duas residências próximas.

Em virtude da estrutura de madeira da residência, as chamas propagaram rapidamente e destruíram completamente a casa.

Quando o incêndio se iniciou não havia ninguém dentro do imóvel, não havendo vítimas. As causas do sinistro ainda não foram identificadas.

O incêndio foi constatado por funcionários de uma auto escola que fica próximo ao local, quando as chamas já haviam propagado.

A guarnição chegou no local da ocorrência em aproximadamente três minutos, após o acionamento, sendo realizado o combate durante uma hora e meia, com o uso de 8 mil litros de água para debelar todo o incêndio.

As informações foram prestadas pela tenente Laiza Mendonça, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Xapuri (8° BEPCIF).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!