Conecte-se agora

Educação diz que 3,4 mil toneladas de alimentos chegaram a 140 mil estudantes

Publicado

em

O Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, da Secretaria de Estado da Educação garante que cerca de 140 mil alunos foram atendidos nas escolas da rede pública de ensino com mais de 80 variedades de alimentos, entre perecíveis e não perecíveis, desde que as aulas presenciais foram retomadas. 3,4 toneladas de comida já chegaram às escolas.

A última distribuição de itens não perecíveis foi realizada no dia 13 de dezembro, para abastecer as escolas por cinco semanas. “Ou seja, até o fim desta semana essa entrega continua atendendo. Em relação às proteínas, a quantidade entregue é para quatro dias. Assim, a cada semana as entregas atendem quatro refeições com frango ou carne”, explica Hezio Figueiredo, diretor do departamento.

Refeições como cuscuz com ovos, frutas, mungunzá, carne bovina picadinha, galinhada, saladas, pão com queijo e mingau de banana comprida são oferecidas para os alunos matriculados na rede estadual. “De acordo com o compromisso que o governo do Estado assumiu, nós construímos um cardápio bem variado e equilibrado, sendo oferecido não só o biscoito, a bolacha e o café com leite ou suco, previsto de uma a duas vezes por semana, no máximo, mas principalmente preparações reforçadas, com a carne, o frango, acompanhados do arroz, do macarrão e da farofa, que todo acreano gosta”, destaca a nutricionista da SEE, Lorena Lima.

Cotidiano

Motocicleta é roubada pouco depois de ser emplacada em Rio Branco

Publicado

em

Uma mulher ficou desolada após ser vítima de assalto e ter sua motocicleta roubada na região da Gameleira, em Rio Branco. Ela havia acabado de emplacar o veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito quando estacionou no centro de Rio Branco e foi rendida por dois assaltantes. O crime aconteceu na noite dessa segunda-feira (23).

Policiais militares e investigadores da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões ainda não haviam conseguido recuperar a motocicleta Biz vermelha, de placa KLY 4B04 até o início da tarde desta terça (24). A polícia tem imagens dos dois autores do assalto que estavam em outra motocicleta.

Na Delegacia de Flagrantes onde fez o registro inicial, a proprietária do veículo estava desolada, já que segundo ela teria trabalhado duro para conseguir comprar a moto, afirmando ter tomado dinheiro emprestado para dar um lance, e que havia a emplacado no período da manhã.

Ela retornava para casa na companhia do namorado quando parou numa distribuidora próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Calçadão da Gameleira, quando foi atacada pelos dois homens armados, que os renderam e levaram o veículo. Policiais militares foram logo avisados do assalto e iniciaram as buscas aos assaltantes, não os encontrando.

Continuar lendo

Cotidiano

Gonzaga apresenta PL que cria cadastro de reserva no concurso do ISE

Publicado

em

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) apresentou projeto de lei que visa criar cadastro de reserva no concurso do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) de outubro de 2021.

Segundo o parlamentar, a criação do cadastro de reserva vai garantir novas vagas ao candidatos aprovados no concurso que não foram classificados no quantitativo exigido no edital, mas que se classificaram em outras fases do certame.

”Nosso objetivo é garantir às pessoas que foram aprovadas em garantir suas vagas quando o Estado decidir contratar novos servidores para o ISE sem a necessidade de se fazer outro concurso”, explicava Gonzaga.

O parlamentar explica ainda que o ISE necessita de novas contratações e ao usar o cadastro de reserva o Estado vai economizar gastos com a contratação de nova empresa para organizar novo concurso. Além disso, há candidatos aprovados no certamente que está em andamento aptos a assumirem as vagas.

Continuar lendo

Cotidiano

PEC apresentada na Câmara visa cobrar mensalidade de alunos nas universidades públicas

Publicado

em

A polêmica proposta de emenda à Constituição (PEC) 206/2019, apresentada na câmara dos deputados, propõe a cobrança de mensalidade para alunos nas universidade pública em todo o país.

De autoria do deputado General Peternelli (União-SP), a matéria foi retirada da pauta nesta terça-feira, 24, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por causa da ausência do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP), que está licenciado do cargo.

A PEC tem gerado milhares de comentários nas redes sociais, e enfrenta resistência da oposição. O relator se defendeu dos ataques e disse que a proposta só será cobrada dos “mais ricos”.

“Sim, sou a favor de que os ricos paguem mensalidade de Universidades Públicas. Ou você acha justo que os pobres, que não estão na faculdade e que são os que mais pagam impostos no Brasil, continuem pagando a faculdade dos mais ricos?”, comentou Kataguiri.

Hoje, nenhum estudante que ingressa na universidade pública, independente da raça, renda, cor ou gênero, paga por sua permanência nestas instituições. Caso o projeto de emenda seja aprovado, um valor de mensalidades, que ainda vai ser definido pelo Poder Executivo, será cobrado, menos para aqueles alunos que não tenham recursos suficientes.

Em primeira fase de tramitação, cabe ainda ao colegiado analisar questões técnicas e saber se o texto fere algum princípio constitucional para autorizar ou não o seu seguimento. Só depois poderá ser levada para duas votações na Câmara e no Senado.

Continuar lendo

Cotidiano

Sem novos casos ou mortes, Acre tem só 4 exames na fila de análise para Covid-19

Publicado

em

O estado do Acre segue sem confirmar nenhum novo caso ou morte em decorrência da Covid-19. Nesta terça-feira, 24, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informou que não há novos casos de infecção por coronavírus e o número de infectados é de 124.974 em todo o estado.

Nenhum óbito foi notificado nesta terça-feira, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 327.254 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.276 casos foram descartados e 4 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 1 seguia internada até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!