Conecte-se agora

Bancário da Caixa é a segunda vítima fatal em acidente no trânsito no Juruá

Publicado

em

O funcionário da Caixa Econômica Federal, Gerlando Mendes, foi a segunda vítima fatal de acidente de trânsito ocorrido em Cruzeiro do Sul este ano. Na tarde desta sexta-feira, 14, segundo testemunhas, ele seguia de moto no início da AC-405, quando uma caminhonete fez uma ultrapassagem indevida e atingiu o bancário de frente.

O veículo ainda chegou a parar, mas o motorista arrancou em seguida, sem prestar socorro à vítima.

O Serviço Móvel de Urgência- SAMU esteve no local e atestou o óbito. A polícia, que já tem um vídeo do acidente, busca pela caminhonete.

Este é o segundo acidente de trânsito em Cruzeiro do Sul com vítima fatal. Na virada de 2021 para 2022, um acidente com morte também foi registrado no município.

Na rede

Vídeo: Acusado de homicídio se entrega à polícia ao lado de pastor no Acre: “tive uma recaída”

Publicado

em

Charles Silva de Souza, acusado de no último sábado, 21, ter matado Pedro Paulo Lima Verde, no Bairro Miritizal, em Cruzeiro do Sul, com dois tiros, se entregou à Polícia Civil do município nesta segunda-feira, 23, acompanhado do pastor Francisco Mota.
O homem confessou o crime e por meio de um vídeo gravado dentro da Delegacia Geral pediu desculpas ao grupo criminoso que a vítima pertencia.

No vídeo, o pastor conta que Charles estava se entregando arrependido. “O Charles não é fechado com ninguém, com nenhuma facção e está arrependido”, pontua o líder religioso.

O jovem reafirma que não faz parte de nenhum grupo criminoso, cita que estava na igreja e que cometeu o crime durante uma recaída.

“Eu não faço parte de nenhum facção. Eu já era da igreja tive uma recaída e aconteceu o que jamais deveria ter acontecido, mas aconteceu. Me perdoem, me desculpem. De coração eu estou arrependido. Eu não faço parte de nenhuma facção e não sou contra quem seja e quem não seja. Quero pagar o que devo e quando sair servir a Deus verdadeiramente”, afirmou.

No final do vídeo, o pastor Francisco diz que na saída da cadeia, Charles voltará para a igreja. “Quando ele sair, no automático vem pra igreja servir ao Senhor”, concluiu o vídeo.

Segundo testemunhas, Paulinho e Charles bebiam juntos e por causa de um jogo de baralho se desentenderam e Paulinho teria dado um tapa em Charles, que em resposta atirou duas vezes contra ele. Outra versão seria de que Charles já chegou ao local atirando no faccionado, que morreu no local. No vídeo gravado na delegacia, Charles não dá detalhes do crime.

Paulo Lima Verde, o Paulinho, tinha passagens pela polícia e pertencia a facção que atua em todo o Vale do Juruá. Na noite de domingo, 22, faccionados de vários bairros de Cruzeiro do Sul soltaram fogos em homenagem a ele e gravaram a ação. O caso é investigado pela Polícia Civil.

No presídio Manoel Neri, Charles Silva de Souza deverá ficar em um pavilhão onde ficam as pessoas ameaçadas de morte.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima comemorará 45 anos com inaugurações de obras, shows, cavalgada e rodeio

Publicado

em

O município de Mâncio Lima, o mais ocidental do Brasil, vai completar 45 anos de emancipação política no próximo dia 30. A programação que começa nesta quarta-feira, 25, inclui inaugurações nas áreas esportiva, de infraestrutura, social e de educação, além de rodeio, escolha da rainha e shows.

O prefeito Isaac Lima cita que além de inaugurar importantes obras, o aniversário será uma oportunidade dos moradores e das famílias voltarem a se encontrar depois de dois anos de atividades presenciais suspensas por causa da pandemia de Covid-19.

“Será um grande reencontro da população de Mâncio Lima que sempre teve o hábito de participar das atividades do aniversário do município e teremos entretenimento e diversão. Com apoio do governo do estado estamos avançando em todas as áreas e vamos inaugurar essa semana quadras, escola e garantir  equipamentos e ações que melhoram a qualidade de vida da população de Mâncio Lima”, destaca Isaac Lima.

As obras e serviços executados e em execução com recursos próprios e em parceria com o governo do estado já garantem mudança no cenário do município para receber os visitantes. A pavimentação das vias da cidade começou pela rua Francisco Alves Ferreira.

“A parceria da prefeitura de Mâncio Lima e o Governo do Estado tem rendido bons frutos e ações para o desenvolvimento do município. Foram firmados vários convênios na área da Produção e outros, e Gladson e Isaac têm  mantido constantes reuniões de trabalho e vamos seguir avançando”, diz o secretário especial da prefeitura, Danilo Chagas

Inaugurações durante a semana de aniversário

Na quarta-feira, 25, às 9h, o prefeito Isaac Lima vai inaugurar o Centro de Multiuso Hildegardes Araújo Rodrigues, no bairro São Vidal. Às 16h será inaugurado o Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade dos Gerinos, no Ramal do Feijão Insosso.

Na quinta-feira, 26, às 15h, será a vez da inauguração da quadra poliesportiva Benício Alcântara de Souza, na Comunidade dos Virgíneos, e às 17h haverá Sessão Solene em comemoração aos 45 anos da cidade na Câmara de Vereadores

Sexta-feira, 27, será inaugurado, às 9h, o ginásio coberto Odilon Andrade Dias, no bairro Guarani. Às 20h haverá a abertura do Rodeio e às 22h00 a escolha da Rainha e Princesas do Rodeio, na Arena do  Bairro São Francisco

No sábado, 28, às 08h, Isaac Lima entrega a quadra poliesportiva Adailton Vieira de Vasconcelos, na comunidade Belo Monte, e às 10h entrega a reforma e ampliação da escola municipal rural Braulino Vieira de Alencar aos moradores da comunidade Pentecostes.

Domingo, 29, às  06h30 começa a concentração da XVII Cavalgada Hermecílio Barreto de Lima, em frente ao Teatro Márcia Alencar. No local também haverá corrida de cavalo, show do cantor Bruno Barros e Banda, prova de tambor e som automotivo. Às 21h terá início a última noite de rodeio.

Na segunda-feira, 30, às 06h30, terá início a corrida pedestre Governador Edmundo Pinto, masculina e feminina, na Estrada dos Virgíneos com chegada no mercado Hermecílio Barreto de Lima, no Bairro São Francisco.

Às 08h serão entregues kits de segurança para o segmento turístico e do Plano Estadual de Turismo. Às 09h haverá o amistoso de futebol master entre as equipes de Mâncio Lima e Porto Walter, no campo de futebol do Bairro São Francisco.

Às 16h00 será a vez do Desfile Cívico e Militar: secretarias municipais, escolas municipais e estaduais, 61 BIS, Polícia Militar e outros, na praça São Sebastião. Às 20h30 haverá o pré-show com o  grupo de dança Tucumã, os cantores Aderban Silva, Klysman Barros, Geinisson Rocha e Bruno Barros e Banda. E à meia-noite entra no palco a banda nacional Companhia do Calypso, que cantará até às 2 horas da manhã.

Continuar lendo

Na rede

Extinção de comarcas pelo TJAC desagrada prefeito de Rodrigues Alves e OAB no Juruá

Publicado

em

A decisão do Tribunal de Justiça do Acre de extinguir a Comarca de Rodrigues Alves, tomada nesta segunda-feira, 21, teve o repúdio do prefeito Jailson Amorim e da Ordem dos advogados do Brasil (OAB) no Vale do Juruá, que alegam prejuízo para os moradores e advogados.

Será mantida no município uma unidade de atendimento do Tribunal de Justiça, mas para acessar a maior parte dos serviços do TJ, os moradores de Rodrigues Alves terão que buscar a Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, logística que inclui a travessia do Rio Juruá, por meio de balsa, e mais 14 quilômetros entre uma cidade e outra.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, diz que a instalação da Comarca, em 2016, foi uma conquista do município. Ele lembra que a prefeitura cedeu, com ônus, dois servidores para o Tribunal de Justiça.

“Nós procurarmos ajudar com esses dois servidores que nós pagamos. Não nos consultaram ou sequer informaram dessa retirada da nossa Comarca e fomos pegos de surpresa e com muita tristeza por essa notícia por meio da imprensa. Os vereadores já me disseram que vão fazer um movimento contra essa decisão”, afirmou o prefeito.

A presidente da Subseção da OAB do Vale do Juruá, Ocilene Alencar de Souza, disse que a medida prejudica a população, bem como os advogados, que terão custos para se deslocar até Cruzeiro do Sul em busca dos serviços da Justiça.

“Creio que politicamente e socialmente não é conveniente suspender as atividades nessas comarcas. Os jurisdicionados terão mais custos, bem como os advogados que tiverem que participar de atividades presenciais”, pontuou Ocilene.

Para tomar a decisão de extinguir as comarcas de Rodrigues Alves, Manoel Urbano e Porto Acre, o Tribunal de Justiça do Acre levou em conta critérios técnicos, como o alto custo da manutenção das comarcas nos últimos anos – chegando há mais de R$ 2 milhões.

A decisão se baseia na Resolução CNJ nº 184/2013, que estabelece critérios para a extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias ou comarcas

Já a Resolução do Conselho de Justiça dispõe que os tribunais devem adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência de unidades judiciárias e/ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado do respectivo tribunal, no último triênio.

De acordo com uma planilha do Tribunal de Justiça, as comarcas de Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano possuem distribuição inferior a 50% da média, encontrando-se em condições de serem agregadas ou transformadas em núcleo de justiça ou postos de atendimento.

Quanto ao custo da manutenção das comarcas, a representante da OAB, Ocilene Almeida, ressalta que a justiça do Acre não deveria considerar apenas custos financeiros.

“Acredito que outros pontos devem ser considerados e não apenas custos por custos. Existem outras alternativas para redução dos gastos que podem ser estudadas e implantadas pelo Tribunal”, ponderou.

Comarcas serão agregadas

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, destaca que o procedimento se trata de agregação e não fechamento das comarcas.

“Não é fechamento de comarcas. É apenas agregação, mas o serviço continua a ser prestado através de postos de atendimento avançado”, ressaltou, justificando que a tecnologia facilita a decisão.

“Com o avanço da tecnologia podemos prestar de forma mais célere a jurisdição”, argumentou.

As comarcas desinstaladas em Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano serão agregadas às Comarcas de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. Entre Porto Acre e Rio Branco a distância é de 61 quilômetros. Entre Sena Madureira e Manoel Urbano são 74 quilômetros e entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves são 14 quilômetros.

Continuar lendo

Na rede

Piracema de mandi no Rio Juruá atrai grande número de pescadores

Publicado

em

Desde que as águas do Rio Juruá começaram a baixar é grande a fatura de peixe na região e nos últimos 3 dias uma piracema de mandi passa em Cruzeiro do Sul. O pescado é vendido nos mercados e nas margens do Rio ainda fresquinho com preço do quilo a partir de R$ 15.

A dona de casa Diná Alves está comprando pra ela e pra filha dela, que mora em Rio Branco. “Todo ano eu mando pra ela lá em Rio Branco em um isopor com gelo”, cita.

E além dos profissionais, dezenas de pescadores amadores buscaram o pescado no Juruá neste domingo,22, para garantir renda ou só a geladeira cheia de mandi.

O casal Nazinho e Ana Siqueira pegou cerca de 20 quilos de mandi só para consumir em casa. “A gente congela e vai comendo. É bom frito e cozido”, conta Ana.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!