Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quase 500 detentos do Acre devem participar do Enem no domingo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em todos os presídios do Acre, 470 apenados do Sistema Penitenciário do Estado, devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM 2022. Os candidatos fizeram as primeiras provas no último domingo, 9 e farão novamente neste domingo, 16. Ao todo, 57 jovens que cumprem medidas socioeducativas no Estado também participam do certame.


Entre os presos, a maior parte dos inscritos é de Rio Branco, com 318 presos. Em Senador Guiomard, 69 detentos farão prova, bem como 25 em Cruzeiro do Sul e 20 em Sena Madureira.

Anúncios


As provas são aplicadas das 13h30 às 19h nos próprios presídios sob a segurança dos Policiais Penais da escala e do Grupo Penitenciário de Operações Especiais GPOE.


Neste domingo, as provas serão de ciências da natureza e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias. Durante a aplicação da prova, são respeitadas as normas de prevenção à Covid-19 como uso de máscaras e distanciamento social.


As inscrições e organização são de responsabilidade do Instituto de Administração Penitenciária do Acre – Iapen e do Instituto Socioeducativo do Estado ISE.


“Importante para ressocialização”, diz IAPEN

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, cita o Exame como importante oportunidade de ressocialização dos apenados e socioeducandos. “A educação é uma forma de melhorar a conduta e reintegrar essas pessoas no meio social. Então, esse Enem contribui diretamente com esse processo de ressocialização”, pontuou.


Para a chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto, Margarete da Frota Santos, o Enem desperta essas pessoas para a reconstrução de suas histórias. “Além da possibilidade de ingresso na educação de nível superior, a participação deles os coloca em uma condição de interação com situações que fogem da rotina do cárcere. Alguns passam a reconhecer que têm competências e habilidades para reconstruir suas vidas e que investir em sua educação é um caminho”, destaca


Enem Pessoas Privadas de Liberdade

Para os maiores de 18 anos, as notas do ENEM poderão ser usadas no acesso ao ensino superior; para os menores, servem apenas como autoavaliação de conhecimentos gerais. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o nível de dificuldade do ENEM Pessoas Privadas de Liberdade – PPL, é o mesmo do exame regular.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido