Menu

Plano para enchentes é apresentado à governadora em exercício

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em reunião com representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, realizada nesta quinta-feira, 13, em Rio Branco, a governadora em exercício, Waldirene Cordeiro, tomou conhecimento do planejamento, assim como as ações estratégicas e operacionais referentes a possíveis transbordamentos dos principais rios acreanos.

Historicamente, a maior ocorrência de enchentes é registrada nos quatro primeiros meses do ano, período em que as chuvas se intensificam na região, durante o chamado inverno amazônico.

Anúncio

Em 2021, o Acre enfrentou um momento atípico. Várias cidades do interior ficaram inundadas, o estado enfrentou o pico da pandemia de covid-19, houve o registro de surto de dengue e, ainda, ocorreu uma grave crise migratória na fronteira com o Peru.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel José Ferreira, o Plano de Contingência do órgão será concluído nesta sexta-feira, 14. A pedido do governo do Acre, a instituição está à disposição para auxiliar todos os municípios que enfrentam alagamentos.

“Além da ajuda propriamente dita, oferecemos apoio técnico, damos treinamento necessário, auxiliamos na elaboração de decretos e na prestação de contas de recursos junto ao governo federal. Caso seja preciso, a Defesa Civil Estadual está pronta para esta missão”, explicou.

Concentrando cerca de 50% da população acreana, Rio Branco é o município que demanda maior atenção do poder público. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o planejamento para a capital já está definido.

“Traçamos nosso trabalho de construção de abrigos, remoção das famílias atingidas e assistência a essas pessoas. De acordo com o comportamento do nível do Rio Acre, vamos colocar em prática o plano de contingência”, explicou.

Waldirene Cordeiro enalteceu a qualidade dos planos de ações apresentados pelos gestores e reafirmou a necessidade das instituições estarem preparadas para prestar todo auxílio necessário, caso os alagamentos se confirmem no estado.

“Diante do que nos foi mostrado, percebemos que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, com toda sua expertise, estão preparados para uma eventual enchente ou acidentes naturais. A preocupação do executivo é sempre se antecipar a estes eventos, que são comuns na Amazônia, para que não fiquemos no caos e a nossa população não fique desassistida”, pontuou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.