Menu

Gladson não sabe se vai sancionar PL que extingue exigência de direito para oficiais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O projeto de lei de autoria do deputado Gerlen Diniz (Progressistas), que extingue a exigência de formação em direito para o ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Acre, aprovado por unanimidade no dia 16 de dezembro do ano passado, a princípio, não será sancionado, pelo menos é o que garantiu o governador Gladson Cameli, em entrevista ao ac24horas.

Segundo o chefe do executivo, o motivo que deverá adiar a tomada de decisão, é em razão da polêmica em torno do assunto, uma vez que tanto a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Acre (ASSOF-AC) como o Comando geral da PM-AC são contra a mudança nas regras do estatuto dos militares no Acre.

Anúncio

Para tentar entrar em consenso, Cameli adiantou que solicitou que seja realizada uma reunião entre o deputado estadual Gerlen Diniz, autor do PL e o Comando da Polícia Militar para que se tome uma decisão. “Eu não vou prejudicar a vontade da maioria, e pela maioria, vamos resolver”, declarou.

O gestor destacou que a lei tem que servir para todos os envolvidos e não apenas para beneficiar uma classe específica. “Temos que fazer esse diálogo, o que não posso é sancionar uma lei que vai contra a vontade da população. Então, temos que ter cautela sobre o assunto, lei é lei, depois de sancionada, é decreto e não tem volta”, argumentou.

A exigência de formação em direito para o ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Acre já é válida desde 2018. Se for sancionada, a lei complementar vai mudar a redação do estatuto e liberar que bacharéis em qualquer área de formação possam ingressar no quadro de oficiais da PM-AC e do Corpo de Bombeiros. Dados da PM apontam que em 30 anos, foram realizados somente três concursos para oficiais, sendo um em 1996, um em 2005 e o último em 2015.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.