O prefeito Tião Bocalom assinou na edição do Diário Oficial desta terça-feira, 11, decreto que coloca Rio Branco em Situação de Emergência em Saúde Pública em virtude do aumento de casos de Síndrome Gripal.
A medida leva em conta o número crescente de pessoas com sintomas gripais que tem procurado as unidades de saúde em decorrência de infecções por vírus respiratórios e determina que a situação demanda emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos, danos e agravos à saúde pública a fim de evitar a disseminação dos vírus respiratórios no município de Rio Branco.
Com o decreto de Situação de Emergência, a prefeitura fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública.
O decreto especifica ainda que é obrigatório em todo o Município de Rio Branco o uso de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas sintomáticas, assintomáticas, portadoras de comorbidades, vacinadas ou não, que necessitarem sair de suas residências, além dos cuidados que a população já tem conhecimento como evitar aglomeração, usar álcool em gel e procurar uma unidade de saúde se sentir algum sintoma relacionado a gripe ou a Covid-19.
A prefeitura adota a mesma medida do governo do estado que também decretou situação de emergência no Acre na tarde desta segunda-feira, 10, por conta do surto de gripe. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial ainda na tarde de ontem.