Menu

Baixo número de casos de Covid-19 no Acre é resultado de pouca procura pelo exame

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Departamento de Vigilância em Saúde acredita que os números baixos de casos novos da Covid-19 sejam resultado da pouca procura pelos exames na rede pública de saúde. O parâmetro veio após a ação de testes rápidos realizados na OCA Rio Branco.


Gabriel Mesquita, chefe do departamento, falou com o ac24horas na manhã deste sábado, 8. “Esse plano de testagem em massa que o Ministério da Saúde está tentando montar em todo o país é importante. Fizemos na OCA e vamos tentar continuar realizando uma nova ação de testes rápidos, onde a demanda é livre, mesmo quem não tem nenhum sintoma pode fazer”, afirma Gabriel.

Publicidade

O chefe do departamento também destacou que muitos pacientes supostamente contaminados com a Covid-19 estão confundindo o diagnóstico com o surto de gripe e não vão fazer os exames. “A gente só consegue identificar novos casos se a população ir em busca dos testes. Com esse surto de gripe, com a semelhança dos sintomas, a pessoa fica em casa, faz os cuidados por lá mesmo e acaba acontecendo uma subnotificação”, diz.


A ação de testagem na OCA que durou três dias e terminou na sexta-feira, 8, testou 572 pessoas, desses, 51 testes deram positivos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido