Categories: Juruá Notícias

Cruzeiro do Sul fica sem internet 3 dias na primeira semana do ano

Published by
Sandra Assunção

O ano de 2022 começou há cinco dias e nesse pequeno período o município de Cruzeiro do Sul já ficou três vezes sem sinal de internet e de telefonia. O mais recente “apagão de conectividade” foi registrado das 22 horas dessa terça-feira, 4, até por volta das  2 horas da madrugada de quarta, dia 5.


O sinal chega à Cruzeiro do Sul por meio de fibra ótica da Oi, que vende o serviço para as demais operadoras. A deficiência é constante e  impede contatos, acesso a serviços públicos e privados  essenciais e transações financeiras.


A região do Vale do Juruá já ficou sem sinal de internet e telefonia por até 10 horas seguidas, o que levou o Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, a recorrer  à justiça, que já se manifestou  por meio de Decisão.


No dia 1° de Outubro de 2021, a  Juíza Adamárcia Machado, da Comarca de Cruzeiro do Sul , determinou que fosse  ampliada a cobertura da telefonia móvel na cidade, atendendo 100% do perímetro urbano e contemplando ainda as Vila Santa Luzia e São Pedro. A  magistrada determinou que  em caso de queda do sinal, o reestabelecimento teria  que ser feito em no máximo, uma hora.


Ela decidiu que, caso alguma das empresas não apresentasse um Plano de Melhoria de Serviço em três meses, a multa diária seria de R$ 10 mil.


Segundo a decisão,  no prazo estabelecido as empresas de telefonia deveriam  demonstrar  os reparos necessários, como as substituições e ampliações de equipamentos existentes, intensificação das manutenções preventivas da rede e disponibilização de mais portas de internet banda larga.


No processo que culminou com a decisão, o Ministério Público do Acre, por meio da promotoria de Cruzeiro do Sul, alegou que em várias partes da cidade, inclusive na área onde está situada a maior e mais importante unidade de saúde, o Hospital Regional do Juruá, há vários ‘pontos cegos’ que impedem a comunicação entre os  consumidores devido à falta de torres em número satisfatório.  A ação é do promotor Iverson Bueno.


Após a aprovação e homologação do plano de ação, as demandadas devem implementá-los em até seis meses, também sob pena de multa diária de R$ 10 mil , decidiu a justiça acreana.


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024