Menu

Rios acreanos iniciam semana com redução de nível e chuvas devem ficar abaixo da média

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As leituras desta segunda-feira (3) das plataformas fluviométricas e pluviométricas localizadas nas bacias hidrográficas acreanas indicam redução no nível dos principais rios do estado e apontam previsão de volumes de chuvas entre os dias 3 a 9 de janeiro abaixo do esperado para o período.


As informações são do Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico do Acre, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi) com base em fontes como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Agência Nacional de Águas (ANA) e Coordenação de Defesa Civil Municipal de Rio Branco.

Publicidade

De acordo com os dados divulgados, o Rio Acre apresentou redução de nível em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, depois de ter alcançado 11,17 metros no fim de semana, atingindo a cota de observação. A última leitura, realizada às 6 horas da manhã, marcou o nível de 10,52 metros. O volume de chuvas acumuladas nos dois primeiros dias do ano foi de 1,90 mm.


O Rio Iaco, em Sena Madureira, também apresentou redução de 10,35 metros para 9,17 metros. Em Manoel Urbano, o Rio Purus também registrou redução de mais de um metro – de 8,33 metros para 7,25 metros. O volume de chuva acumulada bacia foi de 2 mm nos dois primeiros dias do ano.


Na bacia Tarauacá/Envira os rios Tarauacá e Envira-Jurupari também registraram redução de nível. Em Tarauacá a redução foi de 4,86 metros para 4,37 metros. Segundo a ANA e o INMET, não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas nesta região.


As plataformas localizadas na Bacia do Juruá também registraram redução de nível nas leituras. Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá baixou de 9,82 metros para 9,30 metros nas últimas 24 horas. Não houve registro significativo de chuva nesse período, segundo a ANA e o INMET.


A previsão semanal de chuva divulgada pelo boletim mostra que no período de 03/01/2022 – 09/01/2022 o prognóstico do Satélite NOAA/NCEP-GFS/USA indica previsão de um volume acumulado na semana de 0 mm até 50 mm para todo o estado, indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar abaixo do esperado para o período na região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido