Conecte-se agora

Gladson determina a secretários do governo auditorias em órgão públicos

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) declarou ao ac24horas que recomendou aos secretários de Estado que providencie, o quanto antes, uma auditoria interna para averiguar atos que possam configurar irregularidades. Segundo o chefe do executivo, o motivo para a tomada de decisão é em razão das recentes operações da Polícia Federal.

Cameli argumentou que se cada gestor identificar os atos ilícitos e tomar as devidas providências cabíveis, evita situações que possam manchar a imagem do governo. “Sugeri que eles promovam auditorias para que eles verifiquem as coisas erradas que possam existir em cada secretaria. Eu não vou pegar culpa por algo que não fiz. Eles [secretários] agora vão ter a oportunidade de resolver isso, pois eu não vou passar a mão na cabeça de ninguém”, explicou.

O governador fez questão de avisar tanto aos dirigentes do MDB, quanto dos demais partidos aliados, que caso deixem a base governista em meio ao período conturbado, tenham ciência que a atitude será um caminho sem volta. “Os que seguem se rebelando, saibam que, se sair, não terá volta”, ressaltou.

O chefe do executivo voltou a defender a Operação da Polícia Federal que investiga suposta prática de corrupção no governo. “Não vou compactuar com coisa errada. Eu pago um preço muito alto pelo poder e não quero atrapalhar o serviço das investigações”, encerrou.

Cotidiano

MEC lança plano de recuperação de aprendizagem da educação básica

Publicado

em

O Diário Oficial da União desta terça-feira (24) publica o Decreto 11.079/22 que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.

A estratégia tem como objetivo implementar programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica. O projeto foi desenvolvido a partir da escuta ativa realizada nos Encontros de Coordenação Regional, dos estudos e experiências internacionais e nacionais.

O decreto foi publicado no mesmo dia em que o ministro da Educação, Victor Godoy, apresentou, em Londres, o plano em um painel no Fórum Mundial da Educação a autoridades da área de vários países.

“O decreto traz esperanças para a recuperação daquelas crianças que sofreram tanto com os impactos da pandemia pelas deficiências do nosso sistema educacional. Essa política consolida o trabalho de mais de dois anos de esforço concentrado das nossas equipes e de uma série de ações específicas concretas para a recuperação dessas aprendizagens. Esse trabalho será feito em conjunto com estados e municípios e abrangerá toda a educação básica brasileira”, destacou o ministro.

Índices de evasão

A lista de metas da política é extensa. Entre as principais, figuram elevar a frequência escolar e reduzir índices de evasão e de abandono escolar; desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para o avanço do desempenho e da promoção escolar; diminuir a distorção idade-série por meio do monitoramento da trajetória escolar; promover a coordenação de ações para o enfrentamento do abandono escolar e recuperação das aprendizagens; e aumentar a resiliência dos sistemas de ensino por meio da implementação de ações e programas de ampliação da capacidade técnica e da infraestrutura das redes para responder a situações de crise.

Também estão entre os objetivos principais contribuir para a consecução das metas e das estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação e nos planos de educação estaduais, municipais e distrital; e fortalecer a formação dos profissionais do magistério no que diz respeito ao diagnóstico de lacunas nos processos de ensino e aprendizagem.

A partir da aplicação do plano, o MEC pretende promover intervenções eficazes e tempestivas no âmbito da atenção individualizada aos discentes [alunos], além de incentivar a formação para o uso pedagógico de conteúdos digitais.

Novas tecnologias

As novas tecnologias também estão entre as preocupações do plano. Nesse sentido, a ideia é instituir o Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais, sob gestão do Ministério da Educação, como plataforma para captação, divulgação e disseminação de soluções tecnológicas voltadas à recuperação das aprendizagens e ao enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica, além da potencialização de novas formas e experiências de ensino.

Continuar lendo

Cotidiano

Ações da Petrobras caem mais de 3% após governo anunciar troca na presidência

Publicado

em

As ações da Petrobras operam em queda nos primeiros momentos de negociação nesta terça-feira (24), logo após a abertura da bolsa de valores brasileira e do anúncio do governo de mais uma troca na presidência da estatal.

Por volta das 10h11, a ação preferencial da companhia (PETR4) caía 3,62%, cotado a R$ 31,37. Já o papel ordinário (PETR3) desvalorizava 3,36%, a R$ 34,22.

A companhia segue o desempenho de outras empresas ligadas a commodities, especialmente mineradores e siderúrgicas, que caem em bloco após o minério de ferro fechar em queda na China.

Na noite de segunda-feira (23), o Ministério de Minas e Energia anunciou a saída de José Mauro Ferreira Coelho, eleito em 14 de abril, do cargo.

Em seu lugar, foi indicado Caio Mário Paes de Andrade, que vem da vem da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, onde é responsável pela plataforma Gov.br.

A expectativa dos investidores é que Caio Mário Paes de Andrade mantenha um perfil pró-mercado, e não tente alterar a política de preços da Petrobras, de paridade internacional, segundo André Perfeito, economista-chefe da Necton.

“O mercado deve gostar da indicação uma vez que Caio é um profissional ligado aos valores liberais e próximo ao ministro Paulo Guedes”, afirma.

Ainda segundo Perfeito, a mudança indica que o Ministério da Economia “está mais no controle do que nunca da petroleira”.

“Sob a orientação do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, se iniciou estudos para a privatização da empresa e provavelmente devemos ver apoio do novo presidente nesse sentido”, avalia.

Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University, e é membro do Conselho de Administração da Embrapa e da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A).

Em nota, o ministério justificou a troca citando a escalada nos preços dos combustíveis, e afirmou que Andrade “reúne todos as qualificações para liderar a companhia e superar os desafios que a presente conjuntura impõe”.

A indicação ainda precisará ser aprovada pelos acionistas da empresa por meio de uma Assembleia Geral Extraordinária. Como Coelho foi eleito pelo sistema de voto múltiplo, os outros membros do conselho de administração da estatal eleitos junto com ele também serão destituídos. Ao todo, são oito dos 11 atuais.

CNN BRASIL

Continuar lendo

Cotidiano

Educação convoca professores aprovados em processo seletivo para entrega de documentos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) publicaram no Diário Oficial desta terça-feira, 24, a convocação para entrega de documentos e assinatura do contrato dos Professores do Processo Seletivo Simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para eventual contratação temporária de Professor para a Educação Especial.

As vagas atendem os municípios de Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Acre, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Os candidatos aprovados devem entregar a documentação até o próximo dia 23 de junho.

A relação dos convocados e os locais de entrega em cada município estão informados a partir da página 41 do Diário Oficial de hoje.

Continuar lendo

Cotidiano

ISE divulga resultado do exame psicotécnico e convoca aprovados para exames

Publicado

em

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) divulgou no Diário Oficial desta terça-feira, 24, o resultado final do exame psicotécnico dos aprovados no último concurso para provimento de vagas no órgão.

Além da relação do psicotécnico, o ISE já convoca os aprovados para a realização de exames médico e toxicológico. A divulgação inclui o nome do aprovado, o dia e o local onde devem ser realizados os exames.

Os candidatos aprovados podem conferir as informações a partir da página 29 do Diário Oficial desta terça.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!