Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Alta demanda de gripe esgota principal antiviral receitado por médicos contra gripe no Acre

(FILES) A photo taken on April 27, 2009 in Jakarta, shows a package of Tamiflu, the brand name for oseltamivir antiviral. Children with seasonal flu should not be given antivirals such as Tamiflu because harmful side effects outweigh relatively meager benefits, according to a study on August 10, 2009. The study did not cover the current outbreak of swine flu, but its conclusions suggest that antivirals may not significantly reduce the length of illness or prevent complications in children infected with the new A(H1N1) virus. AFP PHOTO/Bay ISMOYO

Um dos principais antivirais receitados por médicos para o combate da gripe por influenzavírus já está em falta no estado do Acre. A informação foi revelada pelo médico infectologista Thor Dantas. O profissional não cita nome, mas sabe-se que se trata do Tamiflu. Segundo Dantas, “não se acha o medicamento antiviral específico contra o vírus em lugar nenhum”.


Não falta o antiviral somente no setor público, mas também no privado, como as farmácias. “Difícil!”, lamentou. O Tamiflu é usado na prevenção e tratamento de gripe por Influenzavirus A e Influenzavirus B. É indicado para pessoas com complicações ou em risco de complicações nas 48 horas após os primeiros sintomas de infeção.


A falta do medicamento ocorre em a uma verdadeira epidemia de gripe no Acre. Alguns pacientes relataram indignação por meio das redes sociais ao encontrar o remédio com valor acima de R$ 200.


A secretaria estadual de saúde informou que o estado segue sem confirmar nenhuma caso da variante influenza H3N2, como vem ocorrendo no restante do país. No entanto, foram atendidas 453 pessoas com suspeita de gripe em uma semana, mais do que o dobro em relação à semana anterior.


Sair da versão mobile