Menu

Na capital, Rio Acre baixa 1 metro e transbordamento é descartado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, major Cláudio Falcão, declarou ao ac24horas nesta segunda-feira, 27, que o nível do Rio Acre teve uma retração de 1 metro nos últimos três dias, e com isso, não corre risco de transbordamento este ano, como anunciado anteriormente.


De acordo com a medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, o nível do manancial chegou a 9 metros e 30 centímetros nas primeiras horas, estando há 3,5 metros da cota de alerta e 4,5 metros da cota de transbordo. Falcão contou que se reuniu com autoridades do clima local e, na ocasião, ficou garantido que com a vazante do rio, a possibilidade de inundação é remota. “Tivemos uma retração de 1,30 m, nesse período de natal se reunimos com as autoridades para saber como está, pelas análises, está descartado um transbordamento neste ano”, explicou.

Publicidade

Entretanto, o coordenador alertou que, provavelmente, entre janeiro e fevereiro, o rio na capital poderá ultrapassar a cota de transbordo.”Podemos bater a cota de alerta”, ressaltou.


Por fim, Cláudio Falcão, contou que somente em dezembro a cidade se aproxima dos 500 mm de chuvas, somente nas últimas 24 horas, choveu 1,0 mm.”O previsto era 262 mm, a nossa média já ultrapassou 20 mm por dia, se chover mais 70 mm, vamos passar dos 500 mm de água”, comentou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido