Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nível dos rios no Acre pode atingir cota de alerta ou até transbordar ainda em dezembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As intensas chuvas que têm atingido o estado do Acre nos últimos dias podem fazer com que os principais rios elevem seus níveis rapidamente nesses últimos dias de 2021. Uma pesquisa divulgada pelo portal O Tempo Aqui, de Davi Friale, aponta que até a próxima quinta-feira os mananciais poderão se aproximar da cota de alerta em algumas cidades.


No entanto, o pesquisador não prevê enchentes até o fim deste ano. Segundo ele, apenas o rio Tarauacá poderá atingir a cota de transbordamento, mas sem maiores consequências. “Já córregos, riachos e igarapés, como o São Francisco, em Rio Branco, poderão, sim, transbordar, mas de forma rápida”, informou.

Anúncio


O verão começou oficialmente nessa terça-feira no restante do Brasil. As chuvas são características desta estação no Acre e na maior parte do Brasil, quando elas são quase diárias. Em Rio Branco, o primeiro dia desta nova estação começou com chuvas torrenciais, desde as primeiras horas. Às 13h, a temperatura, na capital acreana, era de apenas 24ºC, sendo a mais fria entre todas as capitais brasileiras.


Nesta quarta-feira, 22, o Rio Acre amanheceu marcando 10,95 metros na capital acreana. Nas últimas 24 horas, choveu 22,0 milímetros de água. Em Rio Branco, a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento 14 metros.


A última medição do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, registra 10, 5 metros. O Rio Iaco, em Sena Madureira, marcava 9,4 metros. O Rio Tarauacá estava em 7,1 metros. Em Xapuri, o principal manancial estava em 7,8 metros. Em Brasileia marcava 4,7 metros e Assis Brasil 4,7 metros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido