Categories: Destaque 4 Notícias

Governo do Acre lança plataformas para fortalecer agronegócio e coibir desmatamento

Published by
Da redação ac24horas

Ocorreu nesta segunda-feira, 20, no auditório da Federação das Indústrias e Comércio do Acre (Fieac), um evento onde a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) realizou o Lançamento do Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE Fase III e das Plataformas on-line PCIGMA e PGCAR.


De acordo com o governo, são três importantes instrumentos de gestão ambiental e territorial, reforçando a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente. A nova versão do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre (ZEE-Acre, Fase III) é voltada para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de baixas emissões, tem o objetivo de fornecer informações atuais sobre o território e dar o suporte técnico necessário para as decisões estratégicas de governo.


O programa faz parte de um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentado pelo Decreto nº 4.297/2002, e é um instrumento importante para que os governos possam conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico.


O secretário de meio ambiente, Israel Milani, destacou que o governador Gladson Cameli (Progressistas) pegou esses programas como principais instrumentos de políticas públicas não só na área ambiental, mas também para a destinação das terras no Acre. “E serve como segurança jurídica e é um instrumento legal para que eles possam ver que o Acre tem uma área de zoneamento econômico ecológico, na agricultura já fazemos seguro de carros agrícolas por exemplo”, declarou.


Milani falou que o PSIGMA e o PGCAR são plataformas que, através do cadastramento rural, serão realizadas todas as classes do licenciamento, como regularização fundiária, ambiental e a parte de planejamento do Acre.


Assurbanipal Mesquita, integrante do fórum de desenvolvimento do Acre, disse que as plataformas devem ajudar no desenvolvimento sustentável e aliando a modernidade da gestão ambiental. “Temos que pensar em condições que permitam o Acre crescer nas diversas cadeias produtivas”, comentou.


Ítalo Medeiros, representante do governador Gladson Cameli, parabenizou o trabalho realizado pela equipe do governo. Segundo ele, o trabalho vai ajudar a fomentar o agronegócio. “Essa ferramenta ela traz segurança para quem vai investir e financiar no Acre. Isso traz o agronegócio como pauta, temos que olhar todas as peculiaridades do Acre”, ressaltou.


O ZEE Fase III – Subsidiará o Governo estadual e os municípios com bases técnicas para a espacialização das políticas públicas que contribuem para promover a gestão territorial e o uso sustentável do solo, a partir dos anseios dos segmentos sociais e setores econômicos e políticos do Acre.


O PGCAR – Painel de gestão ambiental é um painel que a partir do cruzamento de dados do CAR, possibilitará o desenvolvimento de uma inteligência territorial para auxiliar na tomada de decisão e planejamento de ações técnicas para a Regularização Ambiental. Já o PCIGMA – é uma Plataforma integrada de monitoramento ambiental que objetiva aprimorar a gestão e o monitoramento das informações ambientais e produtivas do estado, com dados da sala de situação, dados de desmatamento, queimadas, entre outros.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

19/05/2024

Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação

No Brasil, a hora de trabalho de um homem no cargo de diretor financeiro pode…

19/05/2024

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024