Menu

PL aprovado na Câmara prevê cinco dias de folga aos servidores que doarem sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Câmara de Vereadores de Rio Branco (CMRB) aprovou nesta quinta-feira, 16, o Projeto de Lei que dispõe sobre a concessão de folga de serviços aos servidores públicos municipais que fizerem, voluntariamente, o ciclo máximo de doações de sangue em um período de 12 meses. O PL segue agora para sanção do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas).

O projeto prevê que o servidor público que doar sangue contemplando o ciclo máximo de doações de sangue em um período de 12 meses, segundo as Normas Técnicas em Hemoterapia de Proteção do Doador, contida na Portaria da Anvisa, fará jus a folga de 05 dias de serviço durante o ano, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem.

Anúncio

A folga tem o prazo de 12 meses para ser solicitado o seu gozo, a contar da última  doação feita pelo servidor público municipal. Tal prazo de solicitação não poderá ser dilatado.  O autor do projeto, vereador Ismael Machado (PSDB), ressaltou a importância da doação de sangue.

“Os bancos de sangue dos hemocentros do Brasil, corriqueiramente, sofrem com o desabastecimento regular. Dessa maneira, com o objetivo de mitigar essa preocupante realidade em nosso Município, o presente Projeto de Lei visa fomentar a doação de sangue entre os servidores públicos municipais e, consequentemente, alimentar o banco de sangue de nossa capital”, afirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.