CONHEÇO o prefeito Tião Bocalon de décadas. Acompanhei várias campanhas suas para prefeito, para governador, deputado federal; nunca lhe pedi nada, e tampouco me ofereceu. E, continua assim com ele como prefeito de Rio Branco. Cada um no seu quadrado. O que está acontecendo é que o Bocalon está entrando em discussões periféricas, quando este deveria ser o papel dos seus assessores. E, isso lhe gera pautas negativas. Se é para um prefeito ficar colocando a cara a tapa e discutindo assuntos sem nenhuma relevância, como se a cor da casinha do Papai Noel deve ser azul ou vermelha, melhor seria demitir todos os seus assessores. Assessores para servir de enfeite? Prefeito não é para ficar batendo boca com os críticos. E, se o Bocalon continuar na caminhada de brigar por tudo, não ser mais afável, não passar uma imagem de um gestor pacífico para a população, vai afundar na gestão. Ninguém governa só. Pode até ter governado só em Acrelândia. O que está havendo também é muita intolerância com o prefeito Tião Bocalon, que embora rude, tem bons propósitos para Rio Branco. Mudar esta antipatia à sua imagem, depende só dele. Mas que está havendo muita intolerância com o Bocalon, com três anos de mandato ainda pela frente, isso está ocorrendo de fato. Só poderá ser julgado ao final do mandato e não no início. Em tempo, ficou bonita a iluminação natalina da Praça Plácido de Castro com a cor azul. Aliás, o que seria do azul se todos só gostassem do vermelho, do amarelo e etc? O resto é picuinha política e discussão do sexo dos anjos.
O CÉU NÃO É DE BRIGADEIRO
NÃO BRIGO com pesquisa, mas a idade e mais de quarenta anos de jornalismo político me ensinaram a diferenciar, quando se aplica o golpe de puxar para baixo ou para cima na margem de erro, para agradar. Mas cada qual no seu quadrado. Não condeno e nem acuso ninguém de fraude, estou falando em tese. Tive acesso ontem a uma pesquisa para consumo interno feita por um instituto conceituado, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasiléia, Sena Madureira e Rio Branco. Os números, bem diferentes dos que foram divulgados. Batem mais com a realidade, numa avaliação pessoal. Como as demais pesquisas, esta também não ganha eleição, e representa apenas um momento. Mas continuo com a tese de que a eleição para governador não está decidida e tem todos os ingredientes para ser levada ao segundo turno. Tampouco a eleição para senador será um passeio. O céu não é de brigadeiro, como estão pintando.
VÃO TER QUE SE CALAR
CASO o projeto de Decreto Legislativo do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que acaba com o subsídio que o governo dá para a LATAM e a GOL, baixando o preço da gasolina de aviação, for derrubado; os deputados que votarem contra vão ficar sem moral para criticar o alto preço das passagens para o Acre; e do Acre para outros estados. Principalmente, os deputados de Cruzeiro do Sul, que pagam caro por um trecho pequeno. Qual foi o benefício que a LATAM e a GOL deram em troca, por receber este mimo financeiro do governo estadual? Não baixaram um centavo no preço das passagens.
COMENTÁRIO SEM COMENTÁRIO
LEITOR mandou ontem a seguinte observação e que divulgo, mas sem entrar no mérito, e sem comentar: “Luis Carlos, depois do convite do ícone do PT, o Dudé, para integrar a equipe do governo, acho que o Carioca e o Cesário Braga podem também serem convidados. Você não acha?”. Sem comentário, sem comentário..
….
CARNAVAL FORA DE ÉPOCA
BOCALON TEM AZOUGUE
MAS, venhamos e convenhamos, o prefeito Tião Bocalon parece que tem um azougue para atrair pautas negativas, até em fatos corriqueiros como a cor de uma casinha.
PRESSÃO AUMENTA
A CADA pesquisa em que aparece como melhor nome da oposição, redobram as pressões, os pedidos, para que o ex-senador Jorge Viana dispute o governo em 2022.
SÓ NUM CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL
SÓ VEJO o Jorge Viana disputando o governo numa hipótese em que aparecesse até o fim de março, colado em quem estiver liderando a pesquisa; fora isso, não se arrisca. O JV, só decide seu rumo no fim de abril, macaco velho, não mete a mão em cumbuca, diz o ditado
PAPAI NOEL GAY
DEPOIS de tanta discussão, fui me informar sobre o polêmico projeto do Papai Noel Gay. É destinado ao público adulto; não seria nenhum atentado às crianças, e seu cunho é o de combater a homofobia, a intolerância e desenvolver um trabalho social. Deram uma conotação errada ao assunto.
NÃO VOU ALIMENTAR FANTASIA
PESQUISAS para governador e senador em ano anterior ao eleitoral têm o valor de uma nota de três reais, para balizar o que vai acontecer na eleição de 2022. Por isso, o resultado não deve ser levado a sério pelos candidatos.
É QUANDO VAI COMEÇAR CLAREAR
AS PESQUISAS que vão tornar mais claros os caminhos para o Governo e o Senado são as que serão realizadas durante a campanha, de junho em diante. Grande parte da população não sabe hoje nem quem é candidato.
SÓ PENSA NAQUILO
O Rômulo Grandidier não tinha na sua contabilidade ser o chefe do gabinete civil, mas sim ser ungido candidato do governo a deputado federal pelo Juruá. Só que houve reação política contra por lideranças regionais, pelo fato dele pular a fila e não ser do ramo. Na política, é assim.
PP DE OLHO ESPICHADO
O PP está de olho espichado nos deputados que ficaram sem legendas nas siglas nanicas, e espera ter uma chapa entre sete e oito deputados disputando vagas na ALEAC.
CONTA ALTA
O PP faz uma conta que, com a aglutinação de oito parlamentares poderá eleger seis deputados estaduais. O PEN fez esta conta, e não elegeu ninguém.
MISTÉRIOS DA MADUGRADA
COMO é que em pesquisas feitas em curtos espaços de tempo de uma para outra, se dobra a aceitação de candidatos e se aumenta as rejeições, sem fatos novos?
AUTORIA CONFIRMADA
É SIM, de autoria do deputado federal Léo de Brito (PT), o projeto aprovado na Câmara Federal que cria o “Vale Gás”, no valor de 52 mil reais, para famílias pobres. O presidente Bolsonaro apenas sancionou. Fica feito o devido registro.
NINGUÉM PODE BATER NO PEITO
TENHO conversado com vários dirigentes partidários e de todos tenho escutado o mantra de que, nenhum partido tem hoje chapa forte para a Câmara Federal. Só ilações.
ANOTADO
PABLO, gerente do BASA, em Plácido de Castro, foi um nome citado por um alto dirigente do PSD, como forte candidato a deputado estadual. Anotado para conferir.
ESSA SANTA QUER REZA
QUEM integra o círculo fechado do PT que toma decisões para as eleições de 2022, é a ex-vice-governadora Nazaré Araújo. Poderá surgir no próximo ano, como candidata.
NÃO É CARIMBO ATUAL
REDONDA, não foi chata, a Live do PT, com o ex-senador Jorge Viana, os ex-prefeitos Marcus Alexandre e Raimundo Angelim, o ex-governador Binho e a ex-vice-governadora Nazaré Araújo. Os governos do PT fizeram muito pelo Acre, é verdade; mas a fome que grassa hoje na periferia, a falta de empregos, persistiu também nas gestões petistas. Não é exclusiva da atualidade.
FALTA PODER
O DEPUTADO Ghérlen Diniz tem razão em até certo ponto, quando critica a articulação política do governo; acontece é que, a quem foi dada a missão não tem poder para atender os pedidos dos políticos, aí o boi não dança.
SURFANDO NOS NÚMEROS
O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (DEM) surfa na onda de seguidamente aparecer em pesquisas, sendo o nome melhor avaliável para o Senado, no grupo ligado ao Palácio Rio Branco. Até aqui tem dito ser a sua candidatura sem volta. 2021 vai fechar sem uma candidatura única do grupo.
VOZ DA EXPERIÊNCIA
Quem vai assumir o comando do partido DC no estado, é o experiente em montagem de chapas para deputado, Luiz Carlos Assis. Foi uma boa escolha.
FRASE MARCANTE
“NÃO existiria o deserto sem o grão de areia”. Ditado árabe.