Foto: Rede Amazônica
Nesta sexta-feira, 10, dezenas de motoristas do transporte coletivo de Rio Branco resolveram suspender as atividades em protesto pelo não repasse acordado entre a Prefeitura de Rio Branco junto às empresas.
Segundo informações divulgadas no Gazeta Alerta, da TV Gazeta, além da suspensão das atividades, os motoristas fecharam a entrada do terminal, causando transtornos no trânsito. De acordo com um dos representantes do movimento, identificado por Cássio, após a aprovação do aporte financeiro às empresas de ônibus, a tendência era melhorar, no entanto, nada mudou e os servidores já acumulam dois meses de salários atrasados, além do décimo terceiro. “A gente na pandemia recebia uma ajuda do governo federal e em setembro encerrou, agora, estamos com outubro, novembro, décimo terceiro”, comentou.
O motorista alega que estava previsto para esta sexta, o depósito da terceira parcela do subsídio da prefeitura de Rio Branco, no entanto, até o momento, as empresas não receberam devido a alguns membros do conselho de transporte terem faltado a reunião. “Esse valor era para quitar um pouco dos atrasados do ano passado. Só que hoje fomos surpreendidos com a notícia de que esse recurso poderá ser depositado na segunda-feira”, declarou.
Por fim, o representante do movimento destacou que mesmo com o repasse da prefeitura, as empresas continuam atrasando salários. “Eles alegam que não tem condições, mas eles arrecadam tanto. Estamos caminhando para terminar o ano pior que no ano passado, pois, em 2020 pelo menos tivemos o auxílio do governo federal”, disse.
Em outubro deste ano, a lei que autoriza o repasse de mais de R$ 2,4 milhões para as empresas de ônibus para o pagamento em atraso dos trabalhadores foi sancionada pelo prefeito Tião Bocalom (Progressistas).
Conforme a lei, o subsídio complementar vai vigorar até junho de 2022. E específica que percentual de 91,87% do montante deve ser destinado ao pagamento do salário em atraso das empresas, referente ao período de dezembro de 2020 a abril de 2021, outros 8,13% do montante para o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sinttpac), para pagamento parcial de dívidas dos descontos em folha dos trabalhadores.
Jadson Pinheiro de Souza, de 26 anos, foi ferido com um golpe de faca na…
O Clube de Regatas Flamengo publicou em seu site na noite deste domingo (24) uma…
Confira no ac24horas os melhores momentos da torcida e do jogo amistoso entre o time…
Os fotojornalistas Sérgio Vale e Jardy Lopes, do ac24horas, capturaram neste domingo, 24, os momentos…
O governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades, fizeram o descerramento da placa do…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…