Categories: Acre Notícias Política Tv ac24horas Vídeos

Secretário diz que médicos não cumprem ordem judicial

Por
Thais Farias

A prefeitura de Rio Branco realizou uma coletiva de imprensa no final da manhã desta quarta-feira, 8, para informar novos andamentos que envolvem a greve dos médicos do município, que já segue há mais de um mês. O secretário de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação (Segati), Jonathan Santiago, afirmou que a categoria não vem cumprindo a determinação judicial de colocar 90% dos profissionais nas unidades de saúde.


Segundo ele, nos últimos 45 dias, o município tem entrado em conversa com vários sindicatos, apesar de os médicos terem optado pela greve. A prefeitura alega que irá identificar todos os profissionais que não estão cumprindo a carga horária exigida.


“A greve é legal, mas eles têm que cumprir a determinação e não limitar onde eles devem atuar, pois só prejudica a população. Em dezembro, o pagamento terá corte de ponto e desconto na remuneração”, disse.


Os médicos argumentam que o munícipio foi inerte e não fez contraproposta. Já a prefeitura diz que não fez contraproposta a nenhuma categoria e que as demais compreenderam a situação e não declararam greve.


“Por entendimentos legais, só a partir de fevereiro que, com o retorno do recesso parlamentar, que o município deve apresentar sua mensagem acerca dos planos. Vamos manter o limite de gasto histórico, não vamos para além disso para não comprometer os concursos da educação, saúde e outras categorias que também reivindicam”.


Segundo o secretário, a proposta dos médicos afeta a receita do município. “Temos que fazer concursos. Isso tem sido compreendido e com relação aos médicos essa compreensão não ocorreu, inclusive com ameaça de demissão em massa. Mas o município não pode ficar refém dessa situação”.


A prefeitura garante que não há como dizer o percentual exato agora de um possível reajuste aos médicos, nem o dia exato de quando irá ocorrer porque ainda tem de aguardar o final do quadrimestre de 2021.


“A proposta dos médicos tem sim impacto na receita. Temos estudo de aumentar o vencimento base para acima de 1,8 mil. Todas as demais categorias tem essa compreensão e os médicos partiram pra greve e estão se articulando pra direcionar o atendimento, alguns não estão indo ao trabalho e descumprindo a ordem judicial”.



Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Governo pagará R$ 60 mil a famílias de crianças afetadas pelo Zika

Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…

09/01/2025
  • Acre
  • Notícias

Sesacre é recomendada a buscar pacientes que abandonaram tratamento para HIV/AIDS

A Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público…

09/01/2025
  • Acre
  • Notícias

Homem em situação de rua é esfaqueado no Preventório

Um homem identificado como Carlos Magno Nascimento da Silva, de 37 anos, foi vítima de…

09/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Governo e prefeitura firmam parceria para melhorar infraestrutura de Mâncio Lima

Com objetivo de melhorar a infraestrutura urbana do município, o governo do Acre, por meio…

09/01/2025
  • Televisão

Ator de ‘Power Rangers’ é condenado por agredir idoso de andador; assista

Hector David Jr., de 35 anos, foi condenado por agressão a um idoso. O ator,…

09/01/2025
  • Nacional
  • Notícias

Quem são os passageiros do avião que explodiu em Ubatuba

Passageiros do avião que ultrapassou a pista e explodiu no mar em Ubatuba, no litoral…

09/01/2025