Menu

Segurança do Acre anunciará plano de reposição de visitas em presídios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, informou, na manhã desta segunda-feira, 6, que anunciará até amanhã, 7, um plano para reposição da visita que ocorreria no último dia 4, sábado, no Complexo Penitenciário Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul e demais unidades prisionais do Acre.

Em Cruzeiro do Sul as visitas foram liberadas no domingo, para 2 dos 8 blocos do Complexo Penitenciário Manoel Neri.

Anúncio

Citou ainda que a rebelião ocorrido no Complexo Penitenciário Manoel Neri, no sábado, 4, ocorreu por culpa dos Policiais Penais. “O fato deu-se pela insatisfação dos custodiados com a suspensão das visitas, provocado pela não apresentação de policiais penais voluntários, devidamente remunerados, para suprir as demandas destinadas a tal fim”.

Paulo Cézar, que é coronel da Polícia Militar, informou que o IAPEN conseguiu controlar a situação com apoio da PM. “A ação perpetrada pelos reeducandos foi controlada pela competente intervenção dos policiais penais, com apoio da Polícia Militar, repondo a ordem do ambiente prisional”, lembrando ainda que a PM, Polícia Civil e o GEFRON, destinaram efetivos no último final de semana para garantir e reforçar a segurança nas unidades prisionais, bem como o Corpo de Bombeiros, que ocupou postos nas Unidades Socioeducativas, para que a Polícia Militar promovesse o apoio necessário ao IAPEN.

“O governo do Acre, demonstrando compromisso com a ordem e segurança pública, bem como respeito à sociedade, que deve ser assistida regularmente pelos serviços públicos, promoverá todos os atos necessários para manter a visitação regular de reeducandos, direito legalmente assistido aqueles que estiverem sob a responsabilidade de custódia do Estado, utilizando os meios e estratégias necessárias para tal fim, com o apoio das Forças Estaduais de Segurança Pública e de outros recursos adotados em outras Unidades Federadas do país”, concluiu.

Em Cruzeiro do Sul no sábado a rebelião começou no bloco 7 se espalhou pelos demais. Vários presos, atingidos por balas de borracha, foram atendidos por um médico dentro da unidade prisional e 1 foi levado para o Pronto-Socorro do Hospital do Juruá. Segundo o IAPEN seis celas foram danificadas pelos presos. A Polícia Militar fechou o acesso ao presídio e nem parentes nem advogados tiveram acesso aos presos.

No domingo os blocos 5 e 6, que tem menor quantidade de presos, teve visitação liberada e não houve ocorrência.

Negociação com os Policiais Penais

O secretário destacou que não deixou de receber os representantes da classe dos policiais penais e atender as reivindicações exceto a que trata da instituição da exigência do nível superior, sendo esta atendida parcialmente. Alega que a atual carreira de policial penal tem exigência para ingresso de nível médio e o Supremo Tribunal Federal, em decisão recente, posicionou-se que tal transposição é inconstitucional. “Contudo, a Procuradoria-Geral do Estado sugeriu redação que estabelece o nível superior e que ao mesmo tempo, garante aos atuais policiais penais os mesmos direitos, prerrogativas e obrigações, resguardando-os integralmente”, garantiu.

A alegação do titular da Sejusp é o compromisso de manter em dia a folha de pagamento dos servidores sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e suas consequências quanto à proibição de aumento de quadros de servidores públicos, aumento na folha de pagamento e de aprovação de lei que implique aumento de vencimentos, mesmo com previsão futura em parcela única ou fragmentada.

“Importante também deixar claro à classe e à sociedade que, na última sexta-feira, 3, a Administração Estadual, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e o próprio IAPEN, recebeu representantes do sindicato e associação dos policiais penais, no sentido de se abreviar o tempo para a remessa à Assembleia Legislativa da Lei Orgânica da Polícia Penal, sob a condição da imediata retomada regular do banco de horas, que é fundamental para manter as visitas dos familiares aos custodiados, que não podem ser penalizados nessa contenda”, revelou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.